Notícia

Saúde - 08/06/2016 - Por que a Caxumba atinge os adultos


A SMS considera duas hipóteses, a falta de imunização ou a durabilidade da vacina

Uma doença que remete à infância e que vem chamando a atenção, não por sua gravidade, mas pela quantidade de casos e, até mesmo, pelo afastamento de alguns jogadores do Grêmio, há alguns dias atrás, é a Caxumba.

 

Ainda, que não seja possível concluir o que motivou o aumento no número de casos de pessoas com Caxumba, duas hipóteses devem ser consideradas: uma é a falta de imunização na infância e a outra é a durabilidade da vacina.

 

A Caxumba é prevenida por meio de uma dose da vacina Tríplice Viral, aos 12 meses, e de uma dose da Tetra Viral, aos 15 meses. Até os 20 anos, todos devem ter duas doses de Tríplice Viral (TV). Porém, muitos não fazem as duas doses, preconizadas, atualmente. Também, esta vacina, nem sempre dá cobertura para a vida inteira e a proteção cai com o passar dos anos. Por isso, estão aparecendo casos de Caxumba em adolescentes e jovens.

 

A doença é provocada pelo ‘’vírus da caxumba’’ e é caracterizada por inchaço nas glândulas salivares (em um ou nos dois lados), febre, dores no corpo. 

 

Em homens, pode provocar inflamação nos testículos e em mulheres nos ovários, causando infertilidade. A doença, também, pode causar meningite e pancreatite. O tratamento é feito com repouso, ingestão de líquidos e analgésicos.

 

Caxumba só pode ser evitada por meio de vacinação. Quem teve a doença, também, já possui os anticorpos e, em tese, está imune. Em jovens, até 19 anos, são feitas duas doses, depois dos 20 anos, uma dose é suficiente.

 

Assim como a gripe, a transmissão ocorre por meio de gotículas da saliva, por via aérea, e os mesmos cuidados devem ser tomados para evitar a propagação.

 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacina Tríplice Viral e, também, a vacina contra a Febre Amarela estarão disponíveis, nos ESFs, nas seguintes datas, para as pessoas previamente orientadas ou que estejam em atraso com estas imunizações:

 

Nos dias 13, 15 e 17 de junho, pela parte da manhã, no ESF 3 e 4;

 

Nos dias 14 e 16 de Junho, pela parte da manhã, no ESF 1 e 2. 

 

FONTE:  Assessoria de Imprensa- Setor de Imunizações da SMS de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos