Notícia

Texto de Opinião - 08/06/2016 - A grande acolhida - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

 

Atitude digna de pessoas que, muitas vezes, se humilham e ao mesmo tempo tem gestos de grandeza e da magnitude divina. Acolher é ir além de si. É o gesto de entrega e de confiança sem preconceitos. A divina atitude que acolhe o ser humano.

 

Poderia haver gesto maior do que o criador acolher a criatura. A Trindade Santa se inclinar sobre o pecador? Se esta é a atitude divina com a criatura, a mesma atitude, obviamente, deveria ser a atitude humana, uma vez que devemos ser sua imagem e semelhança. A acolhida ultrapassa as fronteiras. Encurta a distancias, diminui as diferenças aproxima os distantes. Na acolhida, sempre, há alguém que se humilha e se inclina sobre a fragilidade do outro.

 

No mundo, em que vivemos, há uma grande carência de atitudes acolhedoras. Os que mais necessitam de acolhida são os mais excluídos. E Jesus continua a dizer; Estive com fome, com sede, doente e preso, mas, você não me acudiu. Passam anos, passam séculos e milênios e a humanidade não aprende o mandamento do amor ao próximo para poder justificar seu amor a Deus. Somos, muitas vezes, insensíveis às necessidades dos nossos irmãos, fazemos de conta como se não víssemos as carências do próximo e nos omitimos. Como não ser acolhedor se fomos acolhidos e sempre estamos nos braços divinos e no coração de Jesus que sempre está aberto para nos envolver no seu amor. Maria, para todos nós, é modelo de quem acolheu Deus em sua vida.

 

O mundo poderia ser muito mais humano e até divino se todos tivessem atitudes de acolhida com todos. Quantas famílias carecem de pessoas que acolham diariamente os seus. Muitas famílias não estão bem por que falta esta acolhida. E são estes, os mais próximos, familiares que diariamente merecem nossa maior atenção codial.

 

Muitos encontros acontecem de maneira superficial entre as pessoas. O próprio Cristo não foi bem acolhido, Ele que veio para nos acolher. Jesus nos mostra que o Pai acolhe o filho pródigo. Esta acolhida o Pai do céu, um dia, quer realizar com cada um de nós. Possuímos o dom da vida como peregrinos para que o plano de Deus um dia se realize. Acolhemos, durante a nossa vida, Aquele que é o senhor da nossa vida, a quem pertencemos, adquiridos pelo valioso sangue de Jesus Cristo. Deus quer acolher a todos. Para esta grande acolhida caminhamos durante a nossa vida, por isso, sempre nos confiamos e nos voltamos a Deus para não Lhe sermos como estranhos, mas, próximos e amigos, quando Ele nos quer acolher na eternidade.

 

Amigo e amiga! Faça com que, constantemente, aconteça na tua vida a acolhida de irmãos e de Deus, e assim um dia, possas ser acolhido definitivamente por Aquele que é tudo para todos.

 

Ariquemes, 08/06/16 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos