Notícia

Saúde - 08/04/2013 - Direção e Funcionários do Hospital de Caridade realizaram mobilização em função da crise nacional dos hospitais filantrópicos


Serviços eletivos estiveram paralisados durante todo o dia

Direção e Funcionários do Hospital de Caridade de Crissiumal realizaram nesta segunda-feira, dia 08 de abril uma mobilização em função da crise nacional dos hospitais filantrópicos. Os serviços eletivos estiveram paralisados durante todo o dia. Apenas foram atendidas emergências.

 

Pela manhã funcionários e direção estiveram reunidos em frente ao Hospital, também participaram do encontro representantes dos médicos, do Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores.

 

O objetivo da mobilização, que aconteceu em Hospitais de todo o Brasil, era de buscar o reajuste de 100% na tabela do SUS para procedimentos de baixa e média complexidade (que são realizados no Hospital) e evitar o colapso do atendimento em nossas instituições e consequente na rede hospitalar do SUS.

 

Entenda o ato das Santas Casas: O dia 08 de abril foi eleito pelas 2.100 Santas Casas, hospitais beneficentes e filantrópicos, como data de alerta nacional à sociedade e ao Governo Federal sobre a caótica crise e eminente colapso na assistência ao SUS, decorrente da brutal falta de recursos federais que garantam o funcionamento adequado do Sistema Único de Saúde, gerando consequências fatais à população e aos prestadores de serviços. Os objetivos finais desta data: garantir plenamente a conquista do Sistema Único de Saúde, universal, integral e gratuito, sem qualquer nível restritivo de acesso aos usuários; alcançar financiamento público federal à saúde, com aplicação de 10% das receitas brutas da União; viabilizar a sobrevivência das Santas Casas, hospitais beneficentes e filantrópicos com ampla assistência ao SUS, com reajuste emergencial de 100% da tabela nos procedimentos de clínica médica geral, clínica cirúrgica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia.

Entenda o Porquê da Crise: O Governo Federal vem ano a ano aplicando na área da saúde menos do que deveria e transferindo aos Estados e municípios as responsabilidades pela assistência da população, sem o repasse de recursos na dimensão necessária. Observe que em 1980 a União respondia por 75% de todos os gastos com saúde, sendo que hoje este percentual está em torno de 45%. Não deveria ser assim, já que o Governo Federal é quem concentra mais de 60% de todos os impostos pagos pelo cidadão. A evolução dos valores constantes da tabela de remuneração pelos serviços prestados ao SUS é uma clara demonstração da falta de prioridade de atenção à saúde. Em média, e considerando o total da assistência prestada, incluindo a alta complexidade que é melhor remunerada, a cada R$ 100 gastos pelas instituições no atendimento ao SUS, os hospitais são remunerados com R$ 65, representando um déficit médio de 53,8% entre custo e receita em cada atendimento.

 

Segundo a Administração / Direção do Hospital de Caridade de Crissiumal, o déficit mensal da instituição atualmente é de cerca de 20 mil reais por mês. Se a situação não for revertida o Hospital de Crissiumal poderá fechar as suas portas. O Presidente do HCC Carlos Willy Grun chegou a comparar os investimentos feitos pelo Governo Federal nos Estádios da Copa do Mundo, segundo ele deixando a saúde dos brasileiros em segundo plano.

 

Ainda durante a manhã funcionários do Hospital entregaram panfletos à população explicando os motivos do movimento.

 

Durante a tarde foi realizado um pedágio no centro da cidade, também com panfletagem.

 

Durante a semana estaremos trazendo mais informações específicas em relação ao Hospital de Crissiumal.

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos