Notícia

Clima - 08/03/2015 - Semana começa com alerta de ciclone no Sul do Brasil


RS terá pancadas de chuva e rajadas de vento no começo da semana

A MetSul emite alerta sobre a formação de ciclone subtropical ou tropical na costa do Sul do Brasil neste começo de semana. O sistema uma vez formado vai ser designado pelo nome Cari. Nesta segunda-feira, o sol aparece na maior parte do Estado, com nuvens. O aumento da umidade na atmosfera associado à área de baixa pressão que formará o ciclone traz pancadas de chuva localizadas da tarde para a noite, especialmente na Metade Norte. 

 

Já de manhã pode chover no Litoral Norte. Alerta-se pro risco de chuva localmente forte. Faz muito calor no Noroeste e o vento se intensifica na segunda metade do dia com rajadas. O vento pode soprar moderado a forte na costa catarinense, sobretudo na terça e na quarta. 

 

As mínimas rondam os 15°C em São José dos Ausentes e os 16°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem alcançar 35°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 30°C.

 

O ciclone subtropical e tropical que atuará nesta semana nos litorais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina traz riscos tanto para a zona marítima como para o continente. Pode chover forte a intensamente em pontos do Leste catarinense, sobretudo na área de Florianópolis para o Sul, até quarta. Os acumulados podem ser muito altos com extremos de precipitação pela influência do relevo, o que pode ter como efeitos alagamentos, inundação relâmpago, deslizamentos e cheias de rios. 

 

Alerta-se ainda para o setor Nordeste do Rio Grande do Sul (Serra, Grande Porto Alegre, e o Litoral Norte) que igualmente têm risco de chuva localmente forte a intensa pelo ciclone, também com chance de transtornos. O Litoral Norte, entre Terra de Areia e Torres, poderá ter a chuva mais volumosa e a BR-101 exigirá atenção. 

 

Fonte: Metsul e Correio do Povo

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos