Notícia

Texto de Opinião - 08/01/2021 - A contribuição da literatura infantil e da contação de história para crianças com necessidades educativas especiais


Por Professora Marilei dos Santos Robinson – Educação do campo

A técnica de contar histórias é uma das práticas pedagógicas que Escola Lar do Carinho- APAE tem adotado como meio de estimular à escrita e a oralidade de seus alunos. De acordo com o grupo de professores, a contação de história infantil tem um importante papel no desenvolvimento cognitivo do aluno, pois o ato de contar histórias, além de proporcionar diferentes emoções, desperta a criatividade, ensina, diverte e socializa a criança e os alunos do EJA.

Para os professores da Escola Lar do Carinho é dever da instituição de ensino criar nos alunos o gosto e o hábito pela leitura. Esse processo deve ser constante e oportunizado desde as primeiras fases da infância, ainda em casa e, subsequentemente na escola.

Dentro desta linha de pensamento e com o propósito de introduzir cada vez mais o prazer de ouvir e contar histórias, os professores usaram da imaginação e da criatividade para realizar uma hora do conto, onde os alunos foram protagonistas desta atividade. Cada aluno teve a oportunidade de ajudar na construção da história, inicialmente contada pelo grupo de professores.

Esta abordagem metodológica foi um suporte de grande valia para os alunos com deficiência, uma vez que a atividade da leitura para este público requer dedicação, entusiasmo e constante atualização para que se alcance objetivos desejados.

Por Professora Marilei dos Santos Robinson – Educação do campo

Postado: Leila Ruver
Vídeos