Notícia

Saúde - 07/12/2024 - Dia D de vacinação aconteceu neste sábado em Crissiumal


Equipe de vacinação também recebeu premiação

Aconteceu na manhã deste sábado (07/12) o Dia D de vacinação, com o Posto de Saúde estando aberto durante a manhã. Cerca de 80 fmílias compareceram com as suas crianças.

A Secretaria de Saúde de Crissiumal está adequando o esquema vacinal contra a Poliomielite. O novo sistema estabelecido pelo Ministério da Saúde está em vigor desde o dia 04 de novembro, neste novo esquema é necessária apenas uma dose de reforço com VIP para completar o esquema. Não houve alteração de vacina. O que temos é um novo esquema vacinal. Ou seja, não há mais gotinhas e vacina injetável. Agora é usado apenas o formato injetável. A mudança realizada pelo Ministério da Saúde é baseada em evidências científicas e recomendações internacionais. É necessário garantir que todas as crianças completem o esquema de quatro doses da vacina para estarem efetivamente protegidas contra a poliomielite.

Como é o novo esquema vacinal contra a Poliomielite:

– Crianças com 2 meses de vida – 1ª dose

– Crianças com 4 meses – 2ª dose

– Crianças com 6 meses – 3ª dose

– Crianças com 15 meses – Dose de reforço

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

Logo no início da manhã, o prefeito de Crissiumal Marco Aurélio Nedel e o secretário municipal de saúde Ari Bulow estiveram com a equipe de vacinação e entregaram as profissionais o Certificado Selo Ouro de Município Amigo da Vacina 2024, prêmio este recebido pelo prefeito na última quinta-feira do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.  Tanto o prefeito quanto o secretário enalteceram a dedicada equipe de vacinações de Crissiumal. O serviço dos Agentes Comunitários de Saúde também foi enaltecido, uma vez que são os profissionais que trabalham diretamente com à população e ajudam a buscar os dados para as campanhas de vacinação.

No topo, nossa entrevista com Danieli Schumacher (da equipe de vacinação de Crissiumal), prefeito Marco Aurélio Nedel e secretário de saúde Ari Bulow.

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos