Notícia

Texto de Opinião - 07/10/2024 - Não perca a próxima oportunidade - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Todos os dias passamos por muitas oportunidades, porém, percebemos poucas delas. Um conceito síntese de oportunidade é ocasião favorável aos nossos objetivos. Outro fato é que mesmo atentos, é difícil saber quando uma oportunidade rara e de mais valor vai se apresentar novamente. 

Uma ótima oportunidade é aquela ocasião favorável que se bem aproveitada pode mudar o seu futuro, abrir novos horizontes, ou mesmo, proporcionar algum dinheiro extra, um prazer ou aprendizado a mais. Por qualquer um desses motivos, vale a pena experimentar ou pelo menos analisar as ocasiões favoráveis aos projetos que se apresentam no caminho. 

A acomodação, a falta de tempo (desculpa ruim) ou o simples fato de algumas vezes não entendermos o valor real de algumas oportunidades, permitem que as deixemos passar. É bem comum percebermos pessoas conhecidas perdendo grandes oportunidades, seja no trabalho, ou nos assuntos pessoais e particulares. 

Tempos atrás, apresentamos um projeto realmente inovador, quase disruptivo, para o fornecedor de uma empresa para qual prestamos consultoria. Este fornecedor era a melhor opção pela sua excelência profissional, por conhecer a empresa e os parceiros, ter bom relacionamento, etc., além de um bom custo-benefício. Quando a ideia surgiu, desenhamos alguns pontos e apresentamos, solicitando avaliação e complementação para transformar num produto que ele forneceria dentro do projeto. Na semana seguinte, em nova reunião para dar andamento e ouvir as ideias de complementação, para surpresa de todos, o tal fornecedor ao invés de atuar como vendedor do seu negócio, trouxe poucas ideias e sem relevância, além de ter empilhado objeções e possíveis problemas que enfrentaríamos. Seus olhos não brilharam pelo novo projeto em nenhuma etapa da apresentação e discussão. Ficou a sensação de falta de empenho ou então, pior, de que só complementaria as ideias, caso o projeto estivesse fechado. O segundo encontro foi frustrante, ao invés de estimulante, pois deveria ser de muitas ideias para aproveitar as oportunidades. 

Os consultores e os dirigentes da empresa demandante estavam convictos de que o projeto era excelente e não poderíamos esmorecer diante de alguém que não percebeu a oportunidade em seus braços. Decidimos então procurar um novo possível fornecedor e conseguimos uma agenda para o mesmo dia. Ao apresentarmos a ideia inicial para este outro possível fornecedor, os olhos dele brilhavam e assim que deu um espaço já começou a complementar as ideias, apresentar sugestões, citar referências e demonstrar grande interesse, indicando até mesmo outros possíveis parceiros que poderiam contribuir em outras etapas que ainda nem havíamos pensado. Nitidamente, este 2º contato percebeu a grande oportunidade que recebeu de presente. 

Nem preciso dizer com qual dos fornecedores preferimos trabalhar neste e projetos seguintes. Certamente enquanto você lê, veio a memória algum caso semelhante. O mais importante é entender que muitas vezes agimos como o primeiro fornecedor e deixamos passar grandes oportunidades simplesmente por não as identificar ou por aquela falta de tempo que é outro problema disfarçado. Além disso, é fundamental lembrarmos que oportunidades podem mudar nossas vidas, nossos negócios e aumentar nossa renda.

Novos negócios, novos empregos, novos relacionamentos passam por situações como esta, onde por vezes estamos fechados em nossas convicções, que deixamos passar ótimas oportunidades. Quem não está satisfeito com o trabalho atual, pode ter mais dificuldade de ver oportunidades. Procure avaliar como é a sua reação e a de colegas diante da apresentação de uma ideia, um novo projeto, uma proposta diferente. Quem não fica aberto e atento às oportunidades, terá muita dificuldade de mudar o que não gosta na sua vida pessoal e profissional. A longo prazo, talvez seja difícil até de manter. E nestes casos, entendo que nem é justo reclamar que sua vida é sempre a mesma coisa, um tédio ou, pior, que te falta sorte. 

Ao ficar mais atento as oportunidades e agir quando perceber aquela ocasião favorável as suas pretensões, o sucesso dos seus objetivos está mais perto.

Que seus olhos possam brilhar mais com as oportunidades que surgem ao longo dos seus dias.

Um abraço e até a próxima!

Postado: Leila Ruver
Vídeos