Notícia

Texto de Opinião - 07/08/2014 - Opostos-Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Preto ou branco, sujo ou limpo, dia ou noite, antigo ou novo, bom ou mau, nascer e morrer, silêncio ou barulho, grande ou pequeno. O pólo positivo mais o negativo, unidos, produzem luz. Nem todos os opostos são contrários ou conflitantes, existem os que se atraem. Homem e mulher se completam. Existem até males que vem para o bem.

 

O Antigo Testamento é a base da promessa que se realiza no Novo Testamento. O domingo, não é contraditório ao sábado, mas vem lhe dar o sentido da vitória. No At observava-se o Sábado por ser lei. No NT observa-se o domingo em retribuição e reconhecimento a Aquele que nos amou, por nós deu a vida, venceu a morte e ressuscitou no primeiro dia da semana. Ele apareceu aos discípulos, reunidos em oração, no primeiro dia da semana. Oito dias depois, novamente, Ele apareceu. Este é o dia de louvor pela vitória da ressurreição celebrado por todos os que acreditam no ressuscitado que veio, não para cumprir uma lei antiga, mas, para realizar a lei do amor que é superior a todas as outras leis. Este é o dia abençoado, para todos, pela ressurreição de Cristo.

 

O mesmo Cristo, que aos sábados, ia às sinagogas, agora ressuscitando no primeiro dia da semana, num domingo, portanto, aparece no primeiro dia aos seus reunidos em oração.

 

Sempre houve gente com dificuldades de aceitar o novo. O que por lei era Sábado, agora pela fé e amor é o Domingo. Os que antes eram medrosos agora são corajosos. A vida supera a morte. O novo supera o velho. As trevas superam a luz. A antiga aliança é superada pela Nova Aliança. O descanso do sábado cede ao domingo seu louvor.

 

Não é o NT que veio desfazer o AT. Não é a nova aliança que veio acabar com a Antiga Aliança. Não é o Domingo que veio contrariar o Sábado. È o novo que vem complementar o que era antigo. Adão é superado. O pecado é derrotado. Os que estavam perdidos são salvos. O que estava distante e inacessível veio morar em nosso meio e tornou se o Emanuel, Deus conosco.

 

Em Nossas vidas também há dualismos, conflitos entre o bem e o mal, tentamos fazer o bem, mas, vêm outras tentações. É preciso deixar coisas velhas e buscar o novo. Muitas coisas podem e devem ser renovadas com a nossa ajuda e com a graça de Deus. Coisas velhas e valores ultrapassados são substituídos por valores novos. As leis do AT são importantes, mas, são superadas pelo mandamento do amor. O dia do Senhor supera o Sábado. Sendo Cristãos, portanto, com espírito novo, não apenas descansamos, mas, celebramos o dia do Senhor.

 

Crissiumal, 06/08/14 Pe Renato José Rohr scj

 

Que palavras

No livro do Gênesis diz; “Deus disse e assim foi feito”, são palavras da criação. Depois que Deus criou o homem e a mulher; “Deus os abençoou”, são palavras de bênçãos. Jesus é a palavra viva do Pai. O ser humano fala as palavras que vem do coração, por isso, é preciso estar atento no que se diz.

 

Jesus é a palavra viva do Pai. Suas palavras são de vida, de esperança. Ele sabia falar com todas as pessoas e para cada pessoa Ele tinha uma palavra especial. À pecadora diz; “Teus pecados estão perdoados, vai em paz”. Aos que queriam apedrejá-la diz; “Atire a primeira pedra quem não tiver pecado”. A quem não quis encará-lo de frente diz; “Zaqueu, hoje devo ir em tua casa. Ao enterrado diz; ”Lázaro vem para fora”. Aos apóstolos, medrosos, Ele diz; “Homens fracos na fé porque duvidastes”. À hemoroíssa diz; “Quem me tocou? A tua fé te salvou”. Aos Adultos que dEle afastavam as crianças diz “Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o Reino de Deus. Até ao traidor diz; “Amigo a que vieste?”. Ao Paralítico diz; “teus pecados estão perdoados. Toma tua cama e anda”. Do alto da cruz diz: “Pai perdoa-lhes eles não sabem o que fazem”.

 

Quantas pessoas mudaram de vida porque escutaram a palavra de Jesus. E quantas pessoas melhoraram ou pioraram conforme as palavras que ouviram dos seus.

 

Afinal! Quais são as palavras que nós pronunciamos no nosso dia a dia? São somente palavras de paz, de alegria de ânimo, de esperança? Ou às vezes usamos palavras que machucam, são como pedras atiradas.  Cada palavra leva em si uma carga de amor ou ódio, de perdão ou não perdão, de acolhida ou desprezo, de vida ou morte. Somos responsáveis pelas palavras que falamos. Quem tem bom coração não usa palavrões. Há um belo ditado que Diz; “a boca fala do que o coração está cheio”. Os sentimentos, que temos no coração, para com alguém, são revelados pela boca. Quão bem fazem palavras de incentivo, de apoio. Como fazem bem palavras amorosas dos pais. Como fazem bem palavras de afeto dos cônjuges. Como edificam palavras de gratidão dos filhos. Mas também como faz mal toda e qualquer palavra destrutiva.

 

Para muitas pessoas uma boa higiene bocal ou cordial faria um grande bem para a própria pessoa e para os seus. Nem sempre as pessoas medem a extensão das palavras que pronunciam sem pensar. Cada palavra dita leva em si uma potência que vai provocar uma reação. Somos responsáveis pelas palavras que falamos.

 

Cada um de nós certamente gosta de ouvir palavras de reconhecimento, de incentivo, de gratidão, de amor e de paz. 

 

Que cada um de nós possa manifestar pelas palavras que temos um bom coração para com todos. Que nossa boca nunca profira palavras que machucam. Que nossas palavras nunca sejam como pedras atiradas contra alguém. A você palavras de amor, de paz e de benção.

 

Crissiumal, 30/07/14 Pe. Renato José Rohr scj

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos