Notícia

Educação - 07/07/2014 - Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai:uma escola do campo colhendo frutos


 

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai localizada na localidade de Esquina Gaúcha, município de Crissiumal, é, de fato, uma escola do campo. Esta escola vem desenvolvendo inúmeras atividades de produção agrícola, horticultura e paisagismo utilizando a área de terra da escola.

 

O cultivo das variedades é planejado através de projetos que valoriza algumas culturas típicas da região como o amendoim, a mandioca, a batata doce, a cana de açúcar, uma grande variedade de hortaliças e flores. Este projeto é desenvolvido pela diretora Maria Elisia S. Tormes, pela coordenadora pedagógica Carla Dhein, professores/as, alunos/as e funcionários da Escola Uruguai.

 

Os alimentos produzidos são utilizados para enriquecer a alimentação escolar e também para diminuir os gastos com produtos que devem ser adquiridos pela agricultura familiar. Com isso incentivamos o cultivo e o consumo de alimentos saudáveis e sem o uso de agrotóxicos.

 

Durante o ano de 2013 foram produzidos aproximadamente, aproximadamente, seis sacas de amendoim e com a cana de açúcar produziu-se 180 quilos de melado. A produção da batata doce destacou-se pela exitosa colheita, dentre a qual foi encontrada uma batata doce pesando 6,5 quilos. Além disso, houve a colheita de uma grande quantidade de mandioca. Já neste ano de 2014 a produção de cana de açúcar, bata doce, amendoim e mandioca superou a expectativa, pois, aumentou a quantidade de amendoim e cana de açúcar, a qual deverá render entre 350 a 400 kg de melado.

 

 

 

 

 

Juntamente com o cultivo desses produtos, destacamos a produção variada de hortaliças que são utilizadas na alimentação escolar durante todo o ano.

 

 

Com relação ao paisagismo, a escola destaca-se pelo cuidado e pela preocupaçãoem manter-se a escola com boa aparência para que todas e todos que a frequentam sintam-se bem acolhidos.

 

 

 

 

 

 

 

Tendo em vista que a Escola Uruguai é uma escola do campo, ressaltamos a importância do envolvimento e do comprometimento da comunidade escolar para o sucesso dos projetos desenvolvidos. Esses resultados vêm em benefício à comunidade escolar, a qual sempre leva e traz aprendizagens significativas deste lócus de ensino-aprendizagem.

 

Texto e Fotos: Escola Uruguai.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos