Notícia

Polícia - 07/06/2015 - Semana decisiva na Política Crissiumalense


Eleições fora de época acontecem no próximo domingo

Crissiumal entra em uma semana decisiva na sua história política. Acontecem no próximo domingo, dia 14 de junho, as primeiras eleições “fora de época” da história do Município, onde duas chapas disputam a Prefeitura Municipal para um mandato tampão, que se estenderá até o dia 31 de dezembro de 2016.

 

Sem comícios, carros de som, bandeiraços, carreatas e outdoors gigantes, os crissiumalenses ficaram livres da poluição sonora e visual, tradicional nas campanhas políticas. As visitas e a campanha do “corpo a corpo” é que acabaram se tornando as alternativas dos candidatos para pedir o voto.

 

Confira o calendário eleitoral desta semana:

JUNHO DE 2015 

9 de junho – terça-feira (5 dias antes) 

1. Data a partir da qual, e até 48 horas depois da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. 

2. Último dia para os partidos políticos e coligações indicarem ao juízo eleitoral representantes para o comitê interpartidário de fiscalização. 

 

11 de junho – quinta-feira (3 dias antes) 

3. Data a partir da qual o juiz eleitoral ou o presidente da mesa receptora poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitor que sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar. 

4. Último dia para o juiz eleitoral remeter ao presidente da mesa receptora o material destinado à votação. 

5. Último dia para os partidos políticos e coligações indicarem, perante o juízo eleitoral, o nome das pessoas autorizadas a expedir as credenciais dos fiscais e delegados que estarão habilitados a fiscalizar os trabalhos de votação durante o pleito eleitoral. 

 

12 de junho – sexta-feira (2 dias antes) 

1. Último dia para a divulgação de propaganda eleitoral paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso. 

2. Data em que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá diligenciar para o seu recebimento. 

 

13 de junho – sábado (1 dia antes) 

2. Último dia para a distribuição de material, até as 22 horas. 

 

14 de junho – domingo 

DIA DA ELEIÇÃO 

7 horas - Instalação das seções eleitorais. 

8 horas - Início da votação. 

17 horas - Encerramento da votação. 

A partir das 17 horas: Emissão dos boletins de urna e início da apuração e da totalização dos resultados. 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos