Notícia

Educação - 07/03/2016 - Primeira Sessão da Câmara Mirim de Crissiumal foi realizada nesta segunda-feira


Alunos de três turmas acompanharam a Sessão

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (07) a primeira Sessão da Câmara Mirim de Crissiumal, que havia sido composta mediante eleição no final do ano de 2015.

 

Os nove vereadores mirins escolhidos (cinco mais votados e quatro por sorteio) representam alunos de todas as escolas da rede estadual e municipal de Crissiumal. Uma troca entre os escolhidos aconteceu, Carol Lippert Ody, eleita na Escola Rocha Pombo trocou de escola e em seu lugar assumiu a suplente Gabriela Konrath.

 

Três turmas de estudantes de escolas do município acompanharam a atividade, desenvolvida pela Câmara Municipal de Vereadores, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e que tem o intuito de incentivar os estudantes a conhecerem o mundo da política.

 

Antes da Sessão o Assessor Jurídico da Câmara Cristian Sturmer e a Diretora Eliani Lermen Hammes orientaram os estudantes, sobre o funcionamento da Sessão. 

 

Participaram da Sessão, o Presidente do Legislativo de Crissiumal Renato Klafke Saling, idealizador do programa e a Secretária Municipal de Educação Elisia Maria Tormes, além dos Vereadores Ademar Machado de Oliveira, Ivens Grun e Luciane Schneider.

 

Durante a Sessão foi eleita a Mesa Diretora e os Vereadores Mirins realizaram indicações de melhorias ao Município. Veja abaixo o que cada um indicou:

- Kelvin Augusto Jungblut, Escola Érico Veríssimo – Indicou a construção de duas lombadas em frente a sua escola, diminuindo o risco de acidentes.

- Kelvin Meinen, Escola Madre Paulina – Indicou a instalação de lixeiras nos passeios públicos dos bairros e das praças de Crissiumal. Também a aquisição de microscópios binoculares e lupas eletrônicas para as escolas municipais.

- Dábada Lenz Gisch, da Escola Julio Correa da Motta, indicou que o Município intercedesse junto ao DAER para a construção de um quebra molas em frente a sua escola, localizada na ERS 305, em Alto Crissiumal, também diminuindo o risco de acidentes.

- Jordana Carine Schulz, da Escola São Sebastião, indicou a intercessão do Município para a instalação de um pórtico de entrada, identificando a Escola São Sebastião. A pintura de uma faixa de pedestres em frente a sua escola. E a pintura do “cordão” das ruas da localidade de São Sebastião.

- Nicoli Hackennhaar, da Escola Ponche Verde, indicou a ampliação do número de brinquedos nas praças de Crissiumal, também o conserto e manutenção dos que estão danificados. Também indicou a criação de um projeto de arborização da cidade.

- Daniel Flores Correa da Escola La Salle, indicou a instalação de bueiros com 5 tubos de 40 cm, nas entradas de propriedades rurais de Canhada Funda, uma vez que os mesmos estão com dificuldades no acesso às suas propriedades.

 

Um Projeto de Lei também esteve em discussão, sendo aprovado por unanimidade dos Vereadores Mirins, sendo ele de autoria da Vereadora Mirim Laisa Cristina Hanauer Janke, que propõe o estabelecimento da obrigatoriedade da entoação do Hino Nacional, Hino do Estado do Rio Grande do Sul, Hino Municipal e Hino à Bandeira nas escolas em horários a serem definidos.

 

A Mesa Diretora da Câmara Mirim também foi eleita, ficando assim composta:

Presidente: Laisa Cristina Hanauer Janke

Vice: Daniel Flores Correa

Secretária: Nicoli Hackenhaar.

 

Assista abaixo um vídeo de alguns momentos da Primeira Sessão.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos