Com o objetivo de reduzir os índices de vulnerabilidade social no Rio Grande do Sul, o Governo do Estado beneficiará a partir de março deste ano, 5.572 alunos gaúchos do Ensino Médio com idade entre 15 e 17 anos no programa RS Mais Renda. A iniciativa consiste na prestação de apoio financeiro de R$ 50,00 mensais às famílias beneficiadas pelo Programa Nacional Bolsa Família. Os critérios de seleção destes alunos foram: famílias que encontram-se em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até R$70, que possuam filhos cursando o Ensino Médio, e que residam nos territórios prioritários de maior risco social: Porto Alegre e Região Metropolitana, Médio Alto Uruguai, Noroeste Colonial, Central e Sul. Na região da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange 19 municípios do Noroeste Colonial, 356 alunos foram selecionados.
O Coordenador Regional de Educação, Artur Hugo Hepp, explicou que os nomes dos alunos beneficiados estão sendo enviados para as escolas estaduais, para que os estudantes sejam informados sobre o envio de uma correspondência, emitida pela Casa Civil, onde estarão contidas as instruções para saque dos benefícios. Para que as famílias recebam este benefício pelo período de 12 meses, é necessário que os filhos permaneçam frequentes no Ensino Médio.
Este benefício tem como objetivo estimular à freqüência escolar, mas para isso é necessário que haja um acompanhamento efetivo pela escola destas famílias indicadas, e que a informação, no caso de evasão e de infrequência, possa chegar até o Sistema Presença, que é o Programa de Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família.
Confira o número de alunos beneficiados nos municípios da região: