Notícia

Trânsito - 06/12/2012 - Plano de Mobilidade Urbana de Crissiumal foi apresentado durante Audiência Pública


Reunião aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores

O Plano de Mobilidade Urbana do município de Crissiumal foi apresentado durante uma audiência pública na tarde desta quinta-feira, dia 6 de dezembro na Câmara Municipal de Vereadores.

 

Mesmo com um pequeno número de presentes a audiência teve representantes do Conselho Municipal de Trânsito, da Engenharia da Prefeitura Municipal, da Administração Municipal, da Brigada Militar, do COMPEDE, da APAE, da Câmara de Vereadores, do Comércio e da imprensa crissiumalense.

 

A empresa vencedora da licitação de elaboração do plano, através do seu proprietário Vonibaldo Dobler mostrou aos presentes o levantamento do trabalho feito a campo por sua equipe, que ficou por mais de 3 dias mapeando as ruas de Crissiumal.

 

Segundo Dobler foram feitas abordagens técnicas e comunitárias, analisando aspectos físicos, sociais, ambientais e econômicos, onde o resultado deverá atender obrigatoriamente a Lei Federal 10.257/2001, que é o Estatuto da Cidade, que também inclui o Plano Diretor, o Plano de Habitação e o Plano de Resíduos Sólidos.

 

Os objetivos do plano são:

A – Aplicação do padrão de circulação do sistema viário;

B – Melhoria da fluidez e da segurança viária de pedestres e veículos;

C – Indicação de possíveis melhorias no Sistema Viário;

D – Definição de locais, visando a sinalização e o estacionamento de veículos de carga e descarga;

E – Alternativas para acessos principais à cidade;

F – Melhoramentos de infraestrutura de urbanização e melhoria ambiental;

G – Acessibilidade ao pedestre e pessoas com dificuldades de locomoção;

H – Projetos de rotas cicláveis.

 

Dobler relatou que em seu ponto de vista a Educação no Trânsito deveria ser matéria curricular de sala de aula, e que não adianta a sinalização e estrutura no trânsito se as pessoas não tiverem conscientização dos seus atos.

 

Vários temas relacionados ao trânsito foram expostos pelo público, que participou de forma efetiva, entre os assuntos estiveram sinalização, quebra-molas, controle de decibéis, lombadas eletrônicas, obrigatoriedade dos passeios, entre outros.

 

Agora, a empresa montará o plano e o repassará ao Município regulamentá-lo e coloca-lo em prática, criando uma Lei complementar.

 

Fonte / Fotos: Clecio Ruver / Prefeitura Municipal de Crissiumal

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos