Notícia

Educação - 06/12/2012 - Escola Municipal Rotermund finalizou nesta quinta-feira um projeto valorizando a história familiar


Alunos do 6º ano, familiares e professores estiveram reunidos na escola

A Escola Municipal Rotermund finalizou nesta quinta-feira (06) o projeto “Resgatando a História Familiar Como Forma das Memórias e Recordações”, desenvolvido pelos alunos do 6º ano, com coordenação da professora, historiadora e escritora Terezinha Maria Lippert Schwanke, que será a Secretária Municipal de Educação a partir do próximo ano.

 

Alunos, familiares, professores e coordenação da escola estiveram reunidos no início da noite no Salão Paroquial Evangélico, onde os alunos apresentaram trabalhos e também atrações artísticas.

Segundo Terezinha Schwanke (foto acima) o projeto justifica-se pela importância de o aluno conhecer primeiramente a sua própria história para depois ampliar a história do Brasil. O aluno conhecendo o seu passado, a história da sua família, vai entender a construção do presente, pois o passado e o presente são indissociáveis. A professora fala ainda que o objetivo maior do projeto foi fazer as crianças compreenderem a importância do resgate da história do seu passado de geração em geração, bem como entender que a história é um processo em construção, não é algo pronto ou acabado.

Os trabalhos foram desenvolvidos através de atividades escritas, diálogos, relatórios orais e escritos, além de entrevistas com pais e avós. Cada aluno, com a ajuda da família confeccionou o álbum da sua vida.

 

Ao todo foram 46 alunos envolvidos, onde Terezinha agradeceu a Direção e Coordenação Pedagógica da Escola pelo auxílio no trabalho, que foi desenvolvido de abril até dezembro.

 

Profissionais da Direção da Escola foram agraciadas com um mimo.

 

Assim como a Professora Terezinha também.

 

Demais fotos na Galeria de Fotos do Guia Crissiumal:

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos