Notícia

Agricultura - 06/11/2015 - Secretário Minetto, da SDR, esteve em Crissiumal e visitou a Saci Agroindustrial


Visita aconteceu nesta sexta-feira

Por intermédio da Administração Municipal, o Secretário Estadual Tarcisio Minetto, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, esteve em Crissiumal nesta sexta-feira (06), visitou o Gabinete do Prefeito Municipal Roberto Bergann e a Agroindústria Saci Agroindustrial, do empresário João Carlos Moerschberger, que produz o melhor Salame Italiano do RS.

 

Minetto veio a Crissiumal depois de audiências em Porto Alegre com a Administração Municipal, tratando sobre o SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), que é buscado há tempos pelas agroindústrias locais, para que as empresas familiares produtoras de produtos de origem animal credenciadas possam vender seus produtos fora dos limites do município.

 

Na visita desta sexta-feira o Secretário Minetto reafirmou que nos dias 11 e 12 de novembro acontecerá uma visita técnica de suporte ao programa SUSAF, auxiliando na documentação e do sistema municipal, na Saci Agroindustrial, agroindústria indicada no programa SUSAF no município. Segundo Minetto, esta visita técnica de suporte é uma espécie de pré-auditoria,  que irá corrigir os últimos detalhes para a auditoria do SEAPA, pela qual a Saci irá passar ainda no mês de novembro, para que possa ingressar no sistema SUASA o mais breve possível.

 

João Carlos Moerschberger destacou que vem tentando há muito tempo o credenciamento, e que no último ano vem insistindo no assunto, mas que o órgão fiscalizador alega falta de dinheiro para o deslocamento e as diárias dos técnicos. “Acabei ficando descrente em relação ao SUASA, até me ofereci para buscar o técnico vir fazer a auditoria, mas não aceitaram”, relatou Moerschberger.

 

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente Nilson Welter relatou que a tratativa direta com Minetto foi fundamental para que acontecesse a visita e para que a visita técnica e a auditoria fossem marcadas.

 

“Estamos trabalhando com maior ênfase no auxilio as agroindústrias familiares e agora tem que acontecer”, finalizou o Secretário Minetto.

 

O Prefeito Roberto Bergmann, o Vice Elisio Antônio Eckert, o Presidente da Câmara Renato Klafke Saling e o Presidente do PSB local Ernani Zimmermann também participaram da visita à agroindústria.

 

Sobre o SUSAF:

Todos os estabelecimentos estarão automaticamente incluídos no SUSAF-RS quando o serviço de inspeção tiver a sua equivalência reconhecida?  

- Não. Caberá ao serviço de inspeção interessado indicar os estabelecimentos que farão parte do SUSAF. Como serão identificados os produtos procedentes das indústrias fiscalizadas pelos serviços de inspeção que aderirem ao SUSAF-RS? Os produtos serão identificados mediante a colocação de um logotipo (selo) do SUSAF-RS em seus rótulos. 

 

Com a adesão de um município ao SUSAF-RS, os produtos dos estabelecimentos com inspeção municipal terão livre trânsito dentro do Estado? 

- Automaticamente não. Somente poderão comercializar seus produtos fora dos limites territoriais do município, aquelas empresas (agroindústrias) indicadas pelo SIM do município.

 

Quem deve solicitar a adesão ao SUSAF-RS ? 

- Os Serviços de Inspeção das secretarias municipais de agricultura. Para quem a solicitação de adesão deve ser feita? A solicitação deve ser dirigida à SEAPA, a qual, por intermédio do Serviço de Inspeção Estadual (CISPOA), realizará todo o processo de auditorias e adesão.

 

Agroindústrias de qualquer tipo e porte podem integrar o SUSAF – RS? 

- Não. Apenas as agroindústrias familiares de produtos de origem animal, dirigidas ou não por agricultores familiares, que possuam área industrial de até 250 metros quadrados.

 

O que é necessário para um município aderir ao SUSAF-RS? 

- Para integrar o SUSAF-RS, o Serviço de Inspeção do Município deve seguir a legislação federal, estadual ou dispor de regulamentos equivalentes para inspeção de produtos de origem animal, comprovando estrutura e equipe compatíveis para a realização das atividades.

 

 

 

Fonte: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos