Notícia

Texto de Opinião - 06/10/2021 - Educação alimentar saudável na Educação Infantil


Por: Professora Municipal de Educação Infantil Cristiane Regina Dapper Dos Santos

A escola é um meio que contribui para a formação da pessoa, e por isso ela tem o importante papel de conscientizar seus alunos para uma alimentação saudável, sendo também  um tema transversal no currículo escolar, uma lei federal 13.666/18.

Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento.  Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos  a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.

Nós como educadores  devemos promover uma educação alimentar saudável e ainda reduzir  o desperdício dos alimentos. Podemos conscientizar e sensibilizar alunos através de atividades lúdicas em relação a alimentação saudável e sua importância, mostrar exemplos de má alimentação e suas consequências no corpo, levando assim o aluno  a conhecer  seus próprios hábitos alimentares.

A educação alimentar saudável deve ser prioridade nas escolas e famílias, pois para se ter um hábito é preciso praticar e ser incentivado. 

Por: Professora Municipal de Educação Infantil  Cristiane Regina Dapper Dos Santos.
Postado: Leila Ruver
Vídeos