Notícia

Texto de Opinião - 06/07/2016 - Que Decepção - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

Quem não tem decepções na vida? Quem mais decepciona é o ser humano. Se não bastassem as decepções de outras pessoas, há pessoas que se decepcionam consigo mesmas.

 

Confiar, acreditar, ter esperanças, aguardar respostas positivas, ser correspondido, tudo isto, faz parte da nossa vida. Somos seres limitados, não somos perfeitos, às vezes, alguém nos decepciona não correspondendo ao que esperamos. A infidelidade aos compromissos assumidos certamente é muito frustrante para quem confia no outro, mais ainda deve ser decepcionante quando alguém é traído. 

 

Muitas pessoas se sentem frustradas diante de toda e qualquer perda ou derrota, isto, porque não querem admitir suas fragilidades. Mesmo que tenhamos até derrotas, não podemos nos sentir derrotados, deprimidos, desanimados e sem esperança.

 

Poderíamos dar muitos e muitos exemplos de quanto o ser humano decepciona e é decepcionado. Certamente não é fácil para uma mãe que gerou um filho vê-lo jogado no mundo da perdição. Sem dúvida não deve ser fácil um cônjuge que amava de verdade ser rejeitado ou trocado por outro ou outra. Deve ser decepcionante um esposo ou esposa ouvir que foi traído. Assim como, nem o vinho, nem o leite, não devem ser alterados também o amor não pode ser adulterado.

 

Só não podemos nos imaginar um Deus que se decepciona ou decepciona. Ele que criou o ser humano com amor para ser Sua morada e semelhança, obra prima no meio das criaturas. Mesmo que este não soube e ainda não sabe dar uma resposta satisfatória ao criador. O grande sinal, que apesar das falhas humanas Ele não deixa de amá-lo, é que enviou o próprio Filho para nos salvar, O qual deu seu sangue para nos adquirir de volta e nos fazer novamente sua pertença.

 

Pela lógica diríamos que o ser humano decepcionou a Deus, mas, Deus não faz acepção de pessoas. Deus não se deixa levar pelas atitudes humanas, mas, pelo seu amor sem limites. Por mais que o humano diga não a Deus, Deus sempre continua amando esta criatura limitada, a quem fez de filhos. Por outro lado nós nunca deveríamos ser motivo de decepção para alguém, muito menos ainda agir contra a vontade de Deus. 

 

Por mais difícil que possa ser a situação de alguém, jamais, alguém deveria desanimar, pois, temos um Deus que está acima de tudo e acima de todos. Quem tem fé se confia a Ele.

 

Amigo e amiga! Mesmo que muitas pessoas nos possam decepcionar ou alguém até se decepcione a si mesmo, tenha a certeza que Deus jamais decepciona, Ele sempre é fiel. Não decepciones os outros, nem decepciones a si, sê fiel mesmo na cruz.

 

Ariquemes, 06/07/16 Pe. Renato josé Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos