Notícia

Educação - 06/07/2016 - Design de Moda promove oficinas com cunho social para adolescentes da ABEMEC


Ação realizada pela acadêmica da SETREM Marina Hertz Knob foca na customização a favor da autoestima dos a

A acadêmica do curso superior de Tecnologia em Design de Moda da SETREM Marina Hertz Knob encontrou uma grande oportunidade de unir sua paixão pela moda a uma importante ação social. Com orientação do coordenador do curso Luciomar de Carvalho, ela vem promovendo oficinas com cunho social para adolescentes entre 12 e 16 anos que frequentam a Associação do Bem-estar do Menor de Crissiumal (ABEMEC). O intuito é promover a valorização pessoal, os vínculos afetivos e a autoestima através das diversas possibilidades criativas que a moda pode oferecer.

 

A proposta inovadora busca resultados positivos frente às dificuldades enfrentadas pelos adolescentes. "Explorar a criatividade, os vínculos afetivos e a busca pela identidade possibilita a ampliação das capacidades de enfrentamento dos diversos entraves sociais. As oficinas focam na customização de peças, atividade que possibilita recriar a peça, deixando-a nova e única, além de inserir nela a identidade da pessoa”, explica Marina.

 

Entre as atividades desenvolvidas estão várias técnicas. "Trabalhamos com a customização de calça jeans, que apresenta várias opções, podendo ser transformada em shorts ou saia e ser pintada, tingida e ornamentada com colagem de outros tecidos. Utilizamos também técnicas de tingimento em tie-dye e degradê, de recortes e de macramê. Todas elas podem ser aplicadas em peças femininas e masculinas, e podem variar de acordo com a necessidade dos adolescentes”, ressalta.

 

Nas peças para customização incluem-se acessórios como bolsas, bonés e calçados. "A fim de proporcionar o afeto em família, uma das peças customizadas durante as oficinas pertence a um familiar. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre si mesmo e dos outros, as atividades envolvem apresentação de painéis com imagens de cada técnica de customização, o que possibilita perceber como se insere a própria identidade nas coisas que são feitas e como as escolhas refletem a própria identidade dos adolescentes”, conclui Marina. 

 

Fonte / Fotos: SETREM

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos