Notícia

Texto de Opinião - 06/04/2016 - Paz - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

 

“Paz aos homens de boa vontade” (Lc 2,14). Uma conquista, uma convivência amiga. Não apenas ausência de guerra. Um estado de espírito para quem tem a consciência tranquila.

 

Paz é o que Cristo trouxe para toda humanidade dizendo aos apóstolos reunidos: “A paz esteja convosco”. O próprio Cristo envia os discípulos no meio de lobos. Paz, não é inanição nem comodismo, mas, é agir em nome dEle, sem medo, como os próprios discípulos faziam; curavam em nome de Jesus, anunciavam o ressuscitado, sem medo das autoridades que eram contrárias, a tudo que provinha de Jesus. Uma situação de paz certamente é a experiência de Simeão, ao ter em seus braços o menino Jesus, diz; “Agora Senhor, segundo a tua promessa, deixa teu servo ir em paz. Porque meus olhos viram a tua salvação”. Paz é estar com a consciência tranquila, não devendo nada a ninguém, sobretudo, não devendo perdão a ninguém. Paz é estar de bem com todos e querer o bem de todos. Muitas situações irradiam paz, muitas pessoas, pela sua presença, transmitem paz. Mas, muitas pessoas, aliás, a humanidade em geral carece de paz, é por isso que se vive num mundo cheio de obstáculos, de ódio, de rancores, de vingança e outros sentimentos que não deixam sossego a muita gente. Há muita gente fazendo experiência de não paz. Como ter paz quando se nega a mão ao próprio irmão. Como ter paz quando alguém nega o pão a quem tem fome. Como ter paz quando alguém é infiel aos seus compromissos. Como ter paz quando se nega o perdão a alguém. Como ter paz quando alguém deixa Deus de lado. Como ter paz quando alguém está com remorsos por erros cometidos e não quer se corrigir não pede perdão e nem refaz o estrago que fez.

 

Para muitas pessoas a falta de paz é a distância de Deus em suas vidas e distância dos irmãos que precisam de ajuda, para outros é o afastamento dos sacramentos, para outros ainda é a busca da vida mundana. Onde Deus reina existe paz, apesar de contratempos e limitações. Paz é deixar-se contagiar por Deus na vida de oração, na vivência sacramental e na vivência fraterna com os irmãos. Mesmo que o mundo esteja agitado ao nosso redor, é necessário ter paz no seu interior, assim como o mar por mais agitado e turbulento que esteja na sua superfície, no fundo ele está tranquilo.

 

Deus nos colocou no mundo para sermos instrumentos de paz, promotores de paz. Jesus mesmo diz; “Felizes os que promovem a paz” (Mt 5,9). Paz possuem os pais que conseguem acompanhar e orientar os filhos na vida e na fé. Paz tem a família onde se dialoga e se reza tendo tempo para Deus e para os seus membros.

 

A paz é uma conquista, que se torna uma virtude, na vida da pessoa. Paz é a serenidade de quem está com a consciência tranquila por não ter remorsos de erros cometidos, mas, também é a disposição e a vontade de sempre buscar o bem. Cultivar a paz é estar em sintonia com Deus pela oração, pela escuta e reflexão da palavra de Deus, buscando nos sacramentos a reconciliação e alimento para a vida. 

 

Amigo e amiga! Cultiva e alimenta a paz no teu coração para sentí-la na tua vida e irradiá-la para os outros. Sê instrumento e promotor de paz para tanta gente carente. Deus é fonte de Paz. Conectado à fonte nos abastemos de paz.

 

Ariquemes, 06/04 16 Pe. Renato josé Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos