Notícia

Geral - 06/02/2018 - Locais danificados pela chuva no asfalto da Rua Redentora foram refeitos pela empresa responsável


Prefeitura realizará adequações no sistema de drenagem pluvial das imediações

Conforme já noticiado, anteriormente, pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal, o Executivo Crissiumalense enviou, na segunda quinzena de janeiro deste ano, uma notificação para a empresa executora do serviço de pavimentação do trecho da Rua Redentora, para que a mesma se manifestasse sobre os vícios que apareceram em alguns pontos da Rua, recentemente asfaltada.

O asfaltamento do trecho da Rua Redentora foi uma obra bastante complexa, exigindo a construção de pontos de drenagem e tubulação. Porém, com o grande volume de água, ocasionadas devido às chuvas, nos primeiros dias do ano, foram constatadas avarias no pavimento em dois pontos de bocas de lobo.

Em resposta à notificação enviada, a Empresa comunicou, através de ofício, que vistoriou os locais onde ocorreram os problemas citados e constatou que coincidem com os locais onde a Prefeitura realizou as obras de drenagem, junto aos poços de visitas com grelha metálica para coleta de água da sarjeta. A empresa destacou que os danos causados no pavimento se devem a força da água que escoa pela sarjeta e devido ao grande volume e velocidade de escoamento, que passa direto por cima da grelha, fazendo os estragos percebidos.

A empresa salientou, ainda, que o sistema de drenagem pluvial desta região, que abrange a bacia de contribuição de parte das Ruas Horizontina, Tucunduva, Lajeado, Venâncio Aires e a própria Rua Redentora, não possuem bocas de lobo suficientes para a coleta das águas da sarjeta, de forma que o escoamento ultrapassa o volume e a velocidade máxima admitida, segundo as normas do projeto.

Neste sentido a empresa Compacta Sul, ciente de suas responsabilidades, refez o pavimento asfáltico, onde ocorreram os defeitos, durante a sexta-feira e sábado (02 e 03 de fevereiro), mesmo alegando não ter sido vício construtivo ou deficiência no serviço executado pela mesma. 

Portanto, a Prefeitura deverá realizar, em breve, adequações do sistema de drenagem pluvial das imediações do trecho asfaltado da Rua Redentora, com a construção de novas redes e bocas de lobo, suficientes para a coleta adequada das águas, evitando a obstrução por detritos e consequentemente problemas de alagamentos e danos no pavimento.

 

Por: Andréia Cristina Queiroz – Jornalista e Ass. Imprensa da P.M. Crissiumal
Postado: Leila Ruver
Vídeos