Notícia

Esportes - 05/12/2012 - Pássaros constroem condomínio nas proximidades de escola do interior de Crissiumal


Guaxes habitam pinheiro na localidade de Alto Crissiumal

Com a colaboração do internauta Rui Schwanke, diretor da escola Julio Correa da Mota da localidade de Alto Crissiumal recebemos fotos de um condomínio construído por pássaros nas imediações da escola.

 

Em pesquisa realizada descobrimos que trata-se do pássaro da espécie Guaxe. Também chamado de Japiim-de-costas-vermelhas, Japiim-do-mato, Japim-guaxe, Japira. Esta bela ave negra de costas vermelha é vista regularmente nas bordas de diversos habitats florestais. Esta espécie tende a construir vários ninhos, mas bota seus ovos em somente um deles, com o objetivo de enganar os tucanos e outros predadores.

 

A espécie possui o curioso hábito de nidificar em colônias, construindo belíssimos ninhos em formato de bolsa que ficam pendentes dos galhos das árvores. O Guaxe em seu habitat é ave comum, denunciando-se pela vocalização e seu barulho, um áspero "guaxe" que emite frequentemente. Guaxes possuem um cheiro característico não muito agradável.

 

Segundo Rui Schwanke os pássaros tinham o ninho em dois outros locais de Alto Crissiumal em anos anteriores, mas desta vez os construíram nas proximidades da escola.

 

Crédito das Fotos: Rui Schwanke

Fonte: Guia Crissiumal

 


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos