Notícia

Educação - 05/12/2011 - Professora de Horizontina, filha de crissiumalenses, é reconhecida como uma das melhores do país


Alessandra Franzen Klein foi uma das vencedoras do Prêmio Professores do Brasil

Alessandra Franzen Klein foi uma das vencedoras do Prêmio Professores do Brasil e é considerada um exemplo para os demais educadores de Horizontina. Uma proposta simples transformou o cotidiano dos alunos e semeou novos pensamentos e atitudes acerca da inserção social. Alessandra é filha do casal crissiumalense Milton e Leani Klein, irmã de Liliana e Milton Augusto, residiu por vários anos em Crissiumal, nasceu em Humaitá em 19 de fevereiro de 1983 e reside em Horizontina a aproximadamente 8 anos.

 

A professora do Jardim II da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança passou a realizar um trabalho diferenciado quando recebeu uma aluna surda em sua turma, no ano de 2010.

 

_Tivemos o privilégio de saber sobre a matrícula da aluna surda três semanas antes de ela freqüentar a escola. Então foi realizado um trabalho de conhecimento e sensibilização com os colegas, fazendo toda a diferença no acolhimento, conta a professora.

 

Alessandra diz que inicialmente desenvolveu trabalho de forma lúdica com as crianças falando sobre as diferenças entre as pessoas, sobre a cultura do surdo e sua inclusão na sociedade, excluindo de imediato, o preconceito que pudesse existir. Além disso, a turma aprendeu sobre Libras, com sinais básicos de comunicação para receber a nova colega. A sala de aula também foi preparada com identificação de todo o espaço.

 

“Não me esqueço de quando estávamos na rodinha e a aluna surda entrou na sala todos os outros a receberam dizendo “oi” em libras. Os olhos dela brilharam, ela percebeu que seria respeitada na sua língua dentro daquele espaço. Desde então todos procuram se comunicar em sinais e sempre que há dúvida perguntam para a professora ou algum colega qual seria o correto”, destaca a professora Alessandra.

 

A proposta de uma educação bilíngüe se estendeu também em trabalhos voluntários realizados pela professora, ensinando sobre Libras aos outros professores, direção, e funcionários para que todos pudessem se comunicar com a aluna. Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura participou do processo, orientou uma professora surda com certificação para ensinar Libras e realizar aula especifica de sinais trabalhando em conjunto com a professora regente da classe, também fluente em Libras a fim de ampliar o vocabulário da aluna, proporcionado uma educação de qualidade. Ainda, o trabalho teve apoio e aceitação de familiares e de toda a comunidade escolar.

 

Premiação

O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com instituições parceiras e tem o objetivo de reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

 

A premiação será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro em Brasília, da qual participarão a professora Alessandra Klein e a diretora da Escola, Sandra Aimi, com passagens e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do Prêmio. A professora explanará o trabalho classificado e receberá a importância de R$ 5.mil além de troféu e certificados, e a escola será premiada com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério delas, no valor de até R$ 2 mil.

 

A reportagem do Guia Crissiumal esteve em contato com a família de Alessandra no início da noite desta sexta-feira, onde a sua mãe Leani relatou a felicidade e o orgulho da família com a conquista da filha.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Horizontina / Clic Noroeste Missões / Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos