Notícia

Agricultura - 05/12/2011 - Erro em aplicação de produtos químicos mata 106 bois nas Missões


Proprietário aplicou mistura de carrapaticida e óleo de motor queimado

A Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Agricultura de Santo Antônio das Missões vão enterrar, na segunda-feira, 106 bois encontrados mortos em uma fazenda no município. Na última sexta-feira, os animais foram banhados com uma mistura de carrapaticida com óleo queimado de motor, prática desaconselhada por veterinários.

 

"Normalmente, pecuaristas utilizam uma dose de garrafa pet de óleo vegetal, mas neste caso a aplicação foi feita com óleo de veículos, altamente tóxico para animais, e numa quantidade muio maior do que o limite", explicou o fiscal da Vigilância Sanitária do município, João George Silva. Segundo ele, foi possível visualizar os bois agonizando durante mais de 48 horas. Outros 34 bois sobreviveram, mas permanecem sob risco.

 

O valor de cada animal é calculado em cerca de R$1,2 mil. O prejuízo para o proprietário, um pecuarista de 64 anos, pode chegar a mais de R$ 100 mil. "Foi uma cena muito triste. Valeria a pena não improvisar, e gastar um pouco mais para evitar estes tipos de acidentes", avaliou o fiscal. 

Fonte: Correio do Povo
Postado: Douglas Atkienson
Vídeos