Notícia

Educação - 05/07/2018 - Escola Rocha Pombo realizou palestra com o escritor crissiumalense Marco Aurélio Nedel


Encontro foi realizado nesta quinta-feira

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo realizou nessa quinta-feira, dia 05 de julho, uma importante conversa com o escritor crissiumalense Marco Aurélio Nedel. Foi momento de grande interação com os alunos das séries iniciais, que por serem ávidos por saber muito perguntaram ao escritor sobre a sua obra infantil “O menino Condá e a Lenda do Lobo Mau.” Na conversa com as crianças o escritor falou sobre a lenda da mandioca, entre outras, enfatizando para que todos respeitem as questões que por hora podem causar divergências de opinião.

Sobre o autor:

Marco Aurélio Nedel, escritor crissiumalense, reside atualmente em Chapecó/SC, é casado, têm três filhos e quatro netos. Sempre envolvido com livros e leituras diárias está em seu 6º livro publicado. Escreveu a obra “Chapecoense o Triunfo da Ética” e tinha o mesmo quase concluído quando ocorreu a tragédia com a Chapecoense, sendo que criou então um capítulo a mais para contar o acontecido. Nesse livro há relatos de jogadores que perderam a vida no acidente, para ser exato 10 jogadores. O autor doou 250 exemplares para cada viúva da Chapecoense cujos maridos são os personagens, totalizando 2.500 livros. Realizou também a doação de 1000 exemplares entre as escolas da periferia da cidade de Chapecó. O escritor Marco Aurélio tem um carinho muito especial por Crissiumal, por ser sua terra natal, e também por Chapecó por ter adotado a mesma para viver com sua família. 

Sobre a obra: 

Esta pequena história conta sobre um fato histórico que o pequeno Vitorino Condá, que se tornou o maior líder indígena do sul do Brasil no século XIX, que viveu no interior do Fortim de Atalaia, em Guarapuava/PR, a partir dos quatro anos de idade. No interior do forte o pequeno Condá conviveu com outras crianças brancas e Kaingang. Seu pai foi um guerreiro que auxiliava os militares na defesa do forte constantemente atacado por indígenas hostis.

Fonte e fotos: Escola Rocha Pombo

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos