Notícia

Texto de Opinião - 05/03/2024 - Foco e recusa de ofertas - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Uma forma de mantermos o foco nos objetivos e prioridades é recusando algumas ofertas e condições. A preocupação é dar uma boa resposta para manter as boas relações. Com este intuito, segue algumas ideias e dicas, que são fruto de experiências próprias e de leituras de estudos sobre o assunto.

É muito importante se preparar bem para tantas mudanças que vemos. E tem uma máxima que ajuda a manter o foco diante das muitas possibilidades de qualificação: “Mais importante do que ir para escola é estudar.” Também serve para lembrar que deixar de fazer um grande volume de cursos rápidos e pequenos para focar num estudo consistente com título que vale para toda a vida, é saber priorizar o tempo e dar foco no futuro.

Enquanto não aceitamos que os problemas de nossa vida, de alguma forma, direta ou indiretamente são criados por nós mesmos através de nossas ações e decisões, não haverão as melhores condições para prosperar e vencer.

Muitas vezes é preciso abrir mão de algumas coisas para conseguir outras. Muita gente sabe disso, mas tem dificuldade de dizer não. Segue aqui algumas dicas para recusar ofertas e convites mantendo as boas relações:

- Agradeço muito a sua proposta, mas neste momento não posso fazer este compromisso;

- Seria uma satisfação ajudar, mas minha agenda está muito concorrida com o que já assumi. Sinto muito, mas tenho que priorizar outras responsabilidades neste momento;

- Não posso aceitar esta oferta neste momento, mas agradeço sinceramente;

- Lamentavelmente, não posso participar, mas espero que tenhas êxito no teu projeto;

- Não posso te ajudar neste momento, mas agradeço sinceramente a lembrança e a oportunidade e desejo que encontrem alguém que possa fazê-lo ainda melhor; ou - Não posso aceitar essa responsabilidade, mas agradeço por lembrarem de mim;

- Seria muito bom aceitar, mas tenho que respeitar meus limites e cuidar de mim mesmo também;

- Não estou disponível para isso neste momento, mas agradeço tua gentileza e consideração;

- Não posso participar (ou não posso fazer) mas te desejo o melhor na busca de uma solução;

- Sinto muito por não aceitar a proposta (ou o convite) pois preciso ser fiel as minhas prioridades; ou - Eu gostaria de poder ajudar, mas tenho outros compromissos que preciso cumprir primeiro.

- Eu gostaria muito de ajudar, porém, não tenho os recursos necessários para participar neste momento;

- Não posso aceitar este convite neste momento, mas eu ficarei feliz se tiver outra oportunidade num futuro próximo.

- Não estou disponível para esta reunião, mas podemos programar outra, daqui há algumas semanas; ou - Nesta data não estou disponível, mas que tal procurarmos outra data disponível para ambos?

- Não tenho interesse nesta atividade, mas desejo sinceramente que você aproveite muito.

Temos que lembrar todos os dias, de que só conseguimos alcançar aquilo que nossa mente é capaz de criar. Se a mente não pode criar, não podemos alcançar.

Que possamos criar e realizar tudo o que nosso potencial permitir!

Um abraço e até a próxima!

Postado: Leila Ruver
Vídeos