Notícia

Texto de Opinião - 05/02/2014 - Os pequenos são importantes-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

OS PEQUENOS SÃO IMPORTANTES

 

Muitas vezes considerados como menos importantes e até desprezados, outras vezes desconsiderados e até pisados. São eles que em muitos acontecimentos nos mostram que não é o poder nem a grandeza em si que tudo resolve.

 

A história do pequeno Davi nos mostra que nem sempre a força física e o tamanho são decisivos, mas a esperteza ou astúcia e a pequenez em certos momentos são mais eficazes. 

 

A simplicidade de Maria superou os orgulhosos que aspiravam a grandiosidade. Até mesmo Jesus diz que o Reino dos céus, com o qual não se pode comparar outro reino, é menor que a semente de mostarda, que é tão pequenina, mas germina e se torna um arbusto tão grande. O importante que este reino está presente e deve ser acolhido por todos, aí sim a vida tem sentido.

 

Quando as crianças estavam sendo impedidas de se aproximarem de Jesus Ele diz: “deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino de Deus” (cfr. Mt 19,14). O que conta é a simplicidade, humildade e pequenez. 

 

No mundo virtual uma simples senha pode revelar os grandes projetos do mundo. Na história do leão e do rato. O leão preso na rede, sem saber como sair, e com uma simples patada poderia ter triturado o indefeso rato, mas o rato, na sua indefesa, liberta o leão roendo as malhas da rede. Muitas vezes é a menor chave que abre o parafuso mais importante. 

 

O mundo está cheio de exemplos nos mostrando que nem o orgulho, nem a prepotência, nem a superioridade e nem mesmo a autoridade é o mais importante. Tudo nesta vida deve ser exercido com simplicidade, humildade a serviço das pessoas. Grande é quem sabe servir, quem nos mostra isto é o Senhor que se fez tão simples servidor de toda humanidade. Importante para todos nós é a simplicidade, humildade. Grandeza não é sinônimo de domínio.

 

Ninguém deve usar da sua grandeza, tamanho ou poder para desfazer dos que são pequenos e indefesos. Toda grandeza que alguém tem é realmente grande e poderosa se for usada com humildade justamente a serviço dos que são considerados pequenos ou até menores.

 

Tudo quanto somos deve ser como talentos para servir. Não é o tamanho das coisas que ditam o seu valor, mas, a sua preciosidade. A própria palavra fé, tão pequena, mas tão significativa para a vida. É nos frascos pequenos que está o melhor perfume.

 

Amigo leitor. Seja qual for o teu tamanho, cargo, poder ou autoridade exerça tudo com simplicidade e humildade como quem está a serviço. Jesus diz: “Se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, vocês nunca entrarão no Reino de Deus” (MT 18,3).

 

O mundo será muito mais humano quando os grandes se fizerem pequenos e humildes. 

 

Crisiumal, 04/02/14 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos