Notícia

Clima - 04/12/2012 - Calor será intenso nesta terça-feira


Não se descartam potentes temporais localizados

 

O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, com maior nebulosidade de manhã no Oeste. A temperatura é alta ao amanhecer, mas ainda agradável. No decorrer da manhã, esquenta muito. A tarde será escaldante em várias áreas do Estado, inclusive com máximas mais altas que segunda, do Centro para o Norte gaúcho, podendo se aproximar ou bater a marca de 40ºC.

 

A MetSul alerta que o calor extremo pode provocar excessiva demanda de energia e cortes são possíveis. Nuvens carregadas se formam e há risco de temporais em pontos isolados da tarde para a noite.

 

Calor pode trazer temporais muito fortes

 

A temperatura superou os 40ºC ontem no Norte da Argentina, onde poderosas áreas de instabilidade com características de supercélulas de tempestade se formaram durante a tarde. Na noite anterior, o calor intenso já tinha trazido tempo muito severo para pontos do Centro da Argentina. Tornado trouxe graves danos para Florentino Ameghino, Oeste da província de Buenos Aires. O aeroclube local foi arrasado. Preocupa a partir desta terça o cenário no Estado.

 

Até quinta, o Rio Grande do Sul estará sujeito a temporais de chuva forte, vento e granizo devido à combinação de calor e umidade. Na sexta, com a pressão atmosférica muito baixa e a chegada de frente fria, o risco será ainda alto. Calor extremo e índices de instabilidade elevados sugerem até o risco de temporais fortes ou fenômenos severos bastante localizados como microexplosões (fortes correntes de vento descendentes) ou tornados, capazes de trazer importantes danos. 

 

Fonte: Mertsul / Correio do Povo

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos