Notícia

Educação - 04/10/2017 - Alunos do CFJL alcançam Primeiro lugar em Fórum de Iniciação Técnico-Científica


O evento foi realizado no Colégio Teutônia, com a temática “Sustentabilidade da educação à profissão”

Na última semana, os alunos do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann participaram do 8º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação. Este é o primeiro ano que o Fórum contou com a participação de projetos do Ensino Médio. Ao todo, foram apresentados nove trabalhos na categoria Ensino Médio e oito trabalhos no Ensino Profissionalizante.

O evento foi realizado no Colégio Teutônia, com a temática “Sustentabilidade da educação à profissão”. O CFJL foi representado pelo projeto ECOCar, que já havia sido apresentado na Escola Aberta 2017 e premiado entre os primeiros lugares do Projeto Interdisciplinar.

No Fórum, o trabalho foi premiado com o primeiro lugar na categoria Ensino Médio. O projeto foi desenvolvido pelos alunos Gustavo Marrones Santos Parreira, Henrique Proes Gerhardt, Sabrina Stamm, Talissa Gabriela Domanski e Vinícius Hettwer Schwingel. Em Teutônia, a apresentação foi feita pelos alunos Henrique e Vinícius e acompanhados pela professora orientadora Diane Raquel Zientarski.

Além de alcançar o primeiro lugar, o trabalho obteve a melhor pontuação, entre todos os trabalhos apresentados. Agora, os alunos do CFJL irão representar a Rede Sinodal de Educação na Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 23 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo.

O ECOCar é um trabalho que foi desenvolvido pelos integrantes do grupo durante os três anos do Ensino Médio, sempre com adaptações e melhorias para a Escola Aberta. O projeto do quadriciclo possuía inicialmente um toldo e dínamo para gerar energia em períodos noturnos. Em uma nova etapa pensando em uma tecnologia para geração de energia mais limpa, os alunos agregaram uma placa fotovoltaica, bateria e motor. Por ser uma estrutura pesada e com um motor de pouca potência, não foi possível mover o quadriciclo com pessoas, apenas o próprio veículo. Se utilizado material mais leve e uma bateria com maior capacidade seria possível mover o carrinho com pessoas.

Para a professora coordenadora do projeto que acompanhou os alunos durante a apresentação, a pesquisa é muito importante para a vida acadêmica dos alunos. “É necessário que nossos jovens sejam incentivados a pesquisar e desenvolver novas tecnologias, pensando no bem coletivo e no nosso meio ambiente. A escola tem um papel fundamental neste processo e, o CFJL, a partir do projeto Escola Aberta incentiva seus alunos a esta prática”, comenta Diane.

O CFJL parabeniza todos os alunos, que assim como o grupo do projeto ECOCar, se dedicam constantemente à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. 

 

Fonte/fotos: Núcleo de Comunicação e Marketing / CFJL - Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann

Postado: Leila Ruver
Vídeos