Notícia

Cultura - 04/08/2020 - Atriz crissiumalense Lesley Leichtweis Bernardi estreia novo espetáculo na Europa


Lesley reside em Malmö, na Suécia

 

A atriz crissiumalense Lesley Leichtweis Bernardi estreia na próxima sexta-feira (07) um novo espetáculo teatral na Europa.

Junto da atriz portuguesa Anarita M Rodrigues, ela fundou a companhia teatral Orizon Art, em Malmö, na Suécia, onde Lesley vive atualmente.

Em contato com a reportagem do Guia Crissiumal, ela destacou: “Eu tenho acompanhado o Guia Crissiumal sempre e sei que nos últimos tempos tem sido difícil ter boas notícias”.

Lesley explicou que Malmö é a cidade do outro lado da famosa ponte de Copenhague (Öresundsbron), “minha casa fica cerca de 40 minutos de trem do centro capital dinamarquesa, enquanto são 4 horas no trem rápido até a capital da Suécia”, relatou ao Guia Crissiumal.

Perguntada sobre o trabalho, ela respondeu “Meu primeiro trabalho na Suécia foi super rápido e com apenas 3 meses aqui apresentei 'Pirandello’s Life, Narrated by His Women' da diretora italiana Annalisa Rossi. Ainda em 2018 conheci a diretora portuguesa Ana Rita Rodrigues, juntas criamos uma oficina de teatro, ela dirigiu e escolheu o texto e eu fiz a preparação física/treinamento dos atores, produzimos 'The Angry' que também teve músicas originais do Bruno Faria, o espetáculo ficou tão bom que decidimos criar mais juntas. Em 2019 nos associamos com a dançarina argentina Nidia Martinez Barbieri e criamos oficialmente a Orizon.Art, companhia de teatro/dança, este ano se juntou a nós a atriz polonesa Katarzyna Tyczkowska e também colabora conosco o cineasta Vitor Moreira. Estamos preparando uma performance sobre memória que tem pré-estréia nesta sexta feira: In Mem - In Mem é um espetáculo de Dança/Teatro, um processo de pesquisa multilingue sobre identidade, movimento e memória. Eu canto em português e espanhol e apresento textos em italiano, francês, inglês e sueco; Nidia usa português, espanhol, sueco e inglês; Katarzyna em polonês, inglês e sueco. São memórias então cantamos músicas populares, 'memórias de cada país', que se misturam com o teatro e a dança. A direção é da Ana Rita Rodrigues.

Lesley também encaminhou os links de alguns dos eventos que estará participando: https://www.facebook.com/events/994050484365553/ (link do evento de sexta-feira), https://www.facebook.com/events/894664504374741/ e https://www.instagram.com/p/CDJ94C9JDnx/?utm_source=ig_web_button_share_sheet. 

Ela ainda possui outras apresentações de espetáculos programadas, mas ainda não divulgadas. Assim como participações gravadas que ainda não foram divulgadas em virtude da pandemia do coronavírus.

Ela relatou ao Guia Crissiumal que neste ano, por causa da Covid19, toda divulgação de espetáculos ocorre somente nas últimas 2 semanas para acompanhar as determinações do 'ministério' da saúde, na Suécia é um órgão independente formado por médicos e cientistas e não um cargo político, a saúde determinou que somente 50 pessoas podem estar em um mesmo ambiente, então apresentaremos para platéias de no máximo 40 pessoas a cada vez e com 1,5 m de distância entre uma e outra. 

Quem quiser acompanhar seu trabalho poderá curtir a página de sua companhia Orizon.Art no Facebook https://www.facebook.com/Orizon.Malmo e no Instagram https://www.instagram.com/orizon.art/

Ela finalizou a conversa dizendo: “Eu sei que o pessoal não vai poder ver nenhum dos meus espetáculos, mas ao menos contribui com a felicidade dos amigos que me conheceram ai. Estou torcendo sempre pela minha cidade natal!”.


Lesley saiu de Crissiumal em 1991, onde já participava do grupo amador de Teatro Xaleco e de encenações diversas na Escola Madre Paulina. Depois foi aluna do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2006 apresentou o trabalho "As técnicas Corporais do Gaúcho e sua Relação com a Performance do Ator/Dançarino”, pesquisa em treinamento corporal do ator baseado em técnicas étnicas, coordenado por Inês Marocco. Em 2001 e 2002, estudou Teatro no Centro Cultural Cia. de Arte, sob coordenação de Margarida Leoni Peixoto. No final do curso, entrou em temporada com a peça "Repulsa ao Nexo", de Marcelo Adams, com direção de Margarida Leoni Peixoto. Em 2007, mudou-se para Itália, onde participou dos grupos La Città Invisibile, Teatro dell’Aleph e TeaCirt em Milão. 

Depois, em Montreal onde viveu de 2012 a 2016 participou do espetáculo bilingue 'A cantora careca' (2014) e da performance 'La Maison' (2016), onde fez par romântico com o cantor Felix nos videoclipes como Amoureux de Toi e no show de lançamento do disco 'Je m’appelle Félix' na Place des Arts (2015), também diversos Filmes, em especial 'Quand la dinde éclate' com técnica de stop motion e ''Microscope' do qual é protagonista. Atuou ainda em vários pequenos papéis em séries de TV, filmes, comerciais, participou de comissões do CQT (Conselho de Teatro do Quebec) e foi jurada na escolha do jovem ator do ano da Fundação Hnatyshyns). De volta a Europa morou novamente em Oslo - Noruega por pouco mais de um ano e trabalheu com Purple Dragon Tales, do Clube da Pipoca (Arte para crianças do Português sem Fronteiras), participei dos Saraus da Lusofonia Oslo, do Círculo de Leitura da Universidade de Oslo onde foi homenageada junto com o Quintana “a maior honra da minha vida”, como define a atriz: https://www.linguateca.pt/Diana/download/aprMarioQuintana.pdf.

Desde 2018 está em Malmö-Skåne no sul da Suécia. 

Fonte: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos