Notícia

Texto de Opinião - 04/04/2022 - Escola e família - uma parceria que vale a pena


Por: Professora Sandra Maria Eckert Huppes de Quevedo

Muitas vezes a família e a escola parecem dois mundos separados na vida de uma criança. Mas, a participação da família no universo escolar é de fundamental importância para o aprendizado do aluno.

A família é a referência do educando, então, quando os pais participam das atividades escolares  e demonstram interesse em conhecer a escola, professores e suas metodologias, e, acompanham os conteúdos e atividades realizados durante as aulas olhando cadernos de seus filhos,  o estudante começa a ter mais motivação, pois percebe que aprender é algo que a família valoriza e prioriza.

Quando a relação família e escola é boa, os pais sentem segurança em buscar orientação sobre como ajudar a superar as dificuldades  na  aprendizagem de seus filhos. Com essa conexão, o educando percebe o estudar como uma atividade prazerosa, como algo positivo e divertido e passará a realizá-la com dedicação e interesse.

Sabemos que é responsabilidade dos pais, os ensinamentos dos valores éticos e o apoio emocional. Então,  cabe a escola reforçar estes, para que família e escola falem a mesma linguagem e fortaleçam seus vínculos.

No entanto, é necessária a participação das duas instituições de forma ativa na vida escolar das crianças, escola e família se complementam, cada uma tem um papel de suma importância na vida escolar do estudante,  podem até possuir metodologias diferentes, mas o objetivo final que é o desempenho do aluno, é o mesmo.

Então se cada um exercer a sua função perfeitamente, o estudante alcançará os suas metas conforme o previsto e tanto os pais como os professores atingirão seus objetivo.

Por: Professora Sandra Maria Eckert Huppes de Quevedo 

Graduada em Artes Visuais e Pós graduada em Arte Educação.

Postado: Leila Ruver
Vídeos