Notícia

Esportes - 04/03/2012 - Grêmio arranca com vitória por 2 a 1 sobre o Cerâmica na Taça Farroupilha


Jogo aconteceu em Gravataí

 

 

Na tarde deste domingo, o Grêmio foi a Gravataí para estrear no segundo turno do Campeonato Gaúcho e voltou para Porto Alegre com o placar de 2 a 1 a favor. No jogo muito corrido, disputado no Estádio Vieirão lotado, Kleber, de pênalti, e Marco Antônio anotaram os gols do time vencedor. Zeferino descontou. O confronto ainda marcou as estreias de Pará e de Facundo Bertoglio com a camisa azul, preta e branca.

 

Antes de jogar novamente pelo Gauchão, às 16h do próximo domingo contra o Novo Hamburgo, no Olímpico, o Grêmio viaja nesta segunda-feira para Sergipe, onde enfrenta às 22h de quarta o River Plate local, pela partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil.

 

- O jogo

 

Apesar do calor e do sol forte em Gravataí, os dois times entraram dispostos a correr e com 1 minuto cravado os donos da casa arriscaram pela primeira vez. O lateral-esquerdo Pedro tentou de longe e mandou à direita de Victor. A resposta dos visitantes veio aos 6, quando André Lima recebeu na meia-direita e bateu também para fora da entrada da área.

 

Apesar de atuar fora de casa, o Grêmio era quem dava as cartas, deixando a especulação do contra-ataque para o Cerâmica. E foi do Tricolor preto, amarelo e verde novo arremate em gol. Em velocidade pela esquerda, Rogerinho cortou para dentro e, do bico da área, chutou para Victor trabalhar pela primeira vez ao espalmar para escanteio. 

 

Dominando pouco a pouco o adversário, o Tricolor da capital abriu o escore aos 14 minutos. No lançamento preciso de Marco Antônio para Marquinhos dentro da área, o volante Maurinho acabou por atropelar o meia gremista fazendo com que o árbitro Márcio Chagas apontasse para a marca da cal. Com a tranquilidade habitual, Kleber cobrou e com força não deu chances ao goleiro Cezar.

 

A vantagem no marcador solidificou a boa atuação do time de Luxemburgo que esta tarde não contava com Marcelo Moreno, pois durante a semana esteve com a seleção boliviana e ainda acusa algumas dores no ombro desde a final do primeiro turno. Além do atacante, no banco de reservas o treinador ainda tinha à disposição três caras novas: Werley, Pará e Bertoglio.

 

Com ritmo mais cadenciado, o Grêmio passou a controlar o Cerâmica, mas esteve perto do segundo gol apenas duas vezes ainda no tempo inicial. Aos 20 minutos, Marquinhos cobrou falta e viu o arqueiro voar e colocar pela linha de fundo. E já aos 45, André Lima cabeceou com estilo para excelente defesa de Cezar. Por sua vez, a equipe de Gravataí assustou apenas no chute cruzado de Cidinho, já aos 39. No mais, muitas faltas, tendo Kleber Gladiador como principal alvo, embora as duas agremiações exigissem da arbitragem atenção especial neste quesito.

 

Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com duas alterações. Devido a uma gastroenterite, Léo Gago deu lugar ao estreante Pará, lateral direito de origem, e André Lima foi trocado por Marcelo Moreno, que precisou levar uma injeção para amenizar a dor no ombro e ir para campo.

 

Em busca do empate, o Cerâmica começou em cima e precisou que Victor defendesse duas vezes aos 4 minutos, na última para escanteio, para manter o 1 a 0. Mas foi na sequência desta jogada que acabou por sair o segundo gol gremista. No contra-ataque iniciado por Kleber, Marquinhos lançou para Marcelo Moreno do meio do campo para a direita. Sem perder tempo, o boliviano cruzou de primeira e encontrou Gabriel no meio da área. Com açúcar, o lateral fazendo às vezes de atacante rolou para Marco Antônio dominar com o pé direito e de canhota estufar a rede de Cezar.

 

A ampliação do placar parecia que daria tranquilidade aos comandados de Vanderlei Luxemburgo, que poderiam administrar tal qual nos 45 minutos iniciais. Porém, aos 10, Maurinho mostrou que não seria tão fácil assim e obrigou Victor a se esticar todo para defender a paulada frontal de meia distância. E apenas mais cinco minutos foram necessários para que o jogo esquentasse novamente. No passe para Zeferino, o jogador que havia entrado no intervalo ganhou de Gilberto Silva na velocidade dentro da área e chutou cruzado de pé esquerdo para descontar.

 

Com experiência e mais técnica, o time azul conseguia controlar o ímpeto de chegar ao empate do rival e ainda foi dono de mais dois chutes em gol aos 20 e 29 minutos. Primeiro, Kleber girou como se fora pivô de futsal e exigiu a defesa de Cezar.Depois, fraco, de fora da área, Marquinhos concluiu pela última vez antes de ceder sua vaga para Facundo Bertoglio, aos 30. E logo aos 32, o meia argentino desperdiçou sua primeira chance ao chutar por cima a escorada de cabeça de Kleber, após o cruzamento de Marcelo Moreno feito da direita.

 

Dando muita velocidade ao time, Bertoglio foi o destaque dos instantes finais. Mesmo perdendo um gol, fez duas belas assistências para as conclusões de Kleber aos 35 e Marcelo Moreno aos 39min.

 

> Gauchão
Taça Farroupilha - 1ª rodada


Cerâmica 1 x 2 Grêmio


CERÂMICA
Cezar Luz; Saraiva, Djair, Fábio Silva e Pedro (Marcão); Robson, Rafael Carvalho (Léo Mineiro), Maurinho e Cidinho; Dinei (Zeferino) e Rogerinho.
Técnico: Hélio Vieira

 

GRÊMIO

Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago Pará), Marco Antônio e Marquinhos (Bertoglio); Kleber e André Lima (Marcelo Moreno).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

 

Gols
Cerâmica: 
Zeferino (15min/2ºT)
Grêmio: Kleber, de pênalti (14min/1ºT); Marco Antônio (5min/2ºT)

 

Cartões amarelos
Cerâmica:
 Dinei, Rafale Carvalho, Rogerinho, Djair, Saraiva, Léo Mineiro 
Grêmio: Naldo, Marquinhos

 

Árbitro: Márcio Chagas 
Assistentes: Carlos Henrique Selbach e João Lúcio Júnior

 

Data: Domingo, dia 4 de março de 2012
Local: Estádio Antônio Vieira Ramos, em Gravataí 

 

Final Sports

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos