Notícia

Texto de Opinião - 04/02/2015 - Com Deus Não Se Brinca - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Nós somos criaturas. Somos como barro nas mãos de Deus. Somos frágeis e pecadores. Deus é Santo criador. Mas a história humana nos mostra como se o ser humano não respeitasse a este Deus todo poderoso que merece todo nosso reconhecimento e respeito.

 

Fatos bíblicos e hodiernos nos mostram como o ser humano, às vezes, é ignorante em relação a Deus usando termos e atitudes não cabíveis ao supremo e poderoso criador, que tanto nos ama. Com Deus não se brinca. Vemos Adão querendo brincar de esconde esconde. Em Genesis 3,8-11 vemos que Adão até quer se esconder de Deus.. Deus o chama de volta. Caim, após ter morto o irmão Abel, é interrogado por Deus; Onde está teu irmão Abel? Não sei sou eu o guarda do meu irmão? (cf. gn. 4,9). Até Moisés se quis desculpar dizendo; Quem sou eu para ir ao Faraó. (Ex 3,11) Deus diz “eu estou contigo”.

 

Fatos do nosso tempo também mostram como o ser humano desconhece a Deus. No lançamento do navio Titanic, o seu construtor ou engenheiro, teria dito; “este navio foi tão bem construído que nem Deus iria afundá-lo. Sabemos da catástrofe. Um candidato à presidência do Brasil foi interrogado; Como iria governar o Brasil. Ele respondeu; “Para governar o Brasil é muito fácil, nem preciso de Deus para governar o Brasil”. O candidato foi eleito, mas, não chegou a governar, pois morreu... Jovens de Campinas que iam fazer um piquenique, quando a última jovem entrou no carro a mãe da mesma teria dito; “jovens vão com Deus”. De dentro do carro responderam “Aqui não tem lugar para Deus, se Ele quiser ir junto tem lugar no bagageiro. O que aconteceu? Poucos quilômetros adiante espatifou-se o carro morrendo todos os ocupantes e o bagageiro estava intacto com tudo o que ele continha, inclusive nem os ovos se tinham estragado.

 

É gente! São muitas e muitas as historinhas mostrando que há pessoas que desfazem de Deus. Tratando a Deus como aquele homenzinho lá de cima. Deus até se fez homem, se humilhou para o homem também se elevar. É impressionante como até Deus respeita e valoriza o ser humano por tê-lo criado à sua imagem e semelhança. Mesmo em conversas entre amigos há gente que passa dos limites.                  

 

Uma pessoa a qual nós respeitamos não permitimos que alguém faça gracejos ou deboches, exigimos respeito com o seu nome e pessoa. Quanto mais, nós, filhos e filhas de Deus, devemos a Ele o máximo de respeito, pois seu nome é santo.

 

Amigo leitor! Que ninguém se atreva a brincar ou a desfazer de Deus. É bom todos saberem que Deus continua como único e todo poderoso. Não se usa o nome de Deus em vão, em brincadeiras ou piadas. Ele merece toda nossa adoração, respeito e dedicação. Respeitar o que pertence a Deus é também respeitá-lo.

 

Crissiumal, 06/01/15 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos