Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.36 - Momento Leite:
- Aquisição de leite aumenta 2,6% em comparação a 2010
- Argentina quer produzir 18,3 mil milhões de litros em 2020
- Produção de leite com qualidade - importância para toda cadeia
- Consumo de leite e derivados devem crescer 30% até 2020
Aquisição de leite aumenta 2,6% em comparação a 2010 - No segundo trimestre de 2011, a aquisição de leite feita por estabelecimentos industriais que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária, foi de cinco bilhões de litros, registrando-se um aumento de aquisição de 2,6% relativamente ao segundo trimestre de 2010, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Minas Gerais foi o Estado brasileiro com a maior aquisição de leite, 26,2% do total. A seguir, destaque para a aquisição do Rio Grande do Sul (12,7%) e de São Paulo (11,8%). No comparativo estadual do segundo trimestre de 2011 com o mesmo período de 2010, verificaram-se grandes variações na aquisição do produto, sendo que as maiores foram a queda de 20,4% registrada em Tocantins e o aumento de 55,3% no Sergipe. Estes Estados, no entanto, têm pequena representação em termos de Brasil. Em Minas Gerais, houve queda de 3,1%, em São Paulo, houve aumento de 10,3%, Santa Catarina, um aumento de 13,4%. (Milknet)
Argentina quer produzir 18,3 mil milhões de litros em 2020 - "O Plano Estratégico vau permitir aumentar a produtividade do complexo lácteo bovino e conseguir que sejam produzidos 18,3 mil milhões de litros de leite em 2020", disse o sub-secretário do sector leiteiro da Argentina, Arturo Videla, durante a cerimónia de inauguração do Congresso Internacional de Produtores de Leite, realizado em Villa María, província de Córdoba. "As políticas da Subsecretaria do Sector Leiteiro dão especial ênfase aos pequenos e médios produtores que representam quase 60% dos produtores de leite a nível nacional", disse ele. Em 2010, a produção de leite da Argentina, segundo dados oficiais, foi de 10,3 mil milhões de litros, sendo que para o corrente ano, se espera um crescimento na oferta. O Congresso Internacional de Produtores de Leite tem o objetivo de trocar experiências entre os produtores de diferentes lugares do mundo e é organizado por representantes das câmaras de produtores leiteiros das províncias de Córdoba, Santa Fe, Entre Ríos e La Pampa. (Milknet)
Produção de leite com qualidade - importância para toda cadeia - Produzir leite com qualidade é cada vez mais necessário para garantir uma boa rentabilidade para fazendas leiteiras. Não apenas porque consumidores estão mais exigentes ou indústrias mais preocupadas em receber matéria prima de melhor qualidade. Mas também porque a Instrução Normativa 51 (IN-51), que estabelece os critérios de qualidade para o leite brasileiro entrará em vigor dentro de alguns meses. A partir daí, o padrão de qualidade estará definido através de normas rígidas amplamente discutidas entre os elos da cadeia. O principal fator que tem impulsionado a melhoria da qualidade do leite no Brasil é a demanda crescente por parte dos laticínios, indústrias e dos consumidores por produtos de qualidade aumentada. Isto reflete na necessidade de implantação de medidas visando o aumento da qualidade da matéria-prima. (Milkpoint)
Consumo de leite e derivados devem crescer 30% até 2020 - O mundo deverá beber mais leite nos próximos anos. Uma pesquisa constatou que o consumo mundial de leite e de seus derivados líquidos deve crescer 30% até 2020. A urbanização, o desenvolvimento econômico dos países emergentes e principalmente o aumento da classe média na Ásia são alguns dos fatores que justificam o aumento. (Sebrae)
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br
Tweet |