Notícia

Geral - 03/08/2021 - Emater juntamente com rasuras realizam Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e Jornada Sulbrasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia


Serão realizados de 22 a 24 de setembro de 2021, no formato online

A 15ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, o VI Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e a III Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia serão realizados de 22 a 24 de setembro de 2021, no formato online, e oportunizarão o envio de trabalhos. Com o objetivo de promover a troca de experiências e possibilitar a divulgação das pesquisas nas áreas de plantas medicinais e homeopatia, convidamos extensionistas, estudantes, pesquisadores e comunidade a participar. O evento tem por tradição ser realizado de forma presencial, em Passo Fundo, mas em decorrência da pandemia, novamente acontecerá de forma virtual.

O evento é promovido por um grupo de instituições e entidades que têm atuado em projetos de extensão e pesquisas com plantas bioativas e homeopatia em suas comunidades, municípios e estados.

Objetivo Geral

Oportunizar espaço de troca de conhecimento, saberes, pesquisas e experiências sobre plantas bioativas e homeopatia na saúde humana, vegetal e animal.

Objetivos Específicos

Congregar pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, extensionistas, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, buscando a troca de saberes científicos e populares e de experiências sobre plantas bioativas e homeopatia.

Oportunizar a divulgação das pesquisas científicas desenvolvidas pelas instituições de ensino e os relatos de experiências desenvolvidos pelas entidades referentes as plantas bioativas e homeopatia.

Divulgar estratégias de agregação de valor às plantas bioativas e a homeopatia com incentivo para a certificação da matéria-prima como diferencial de qualidade e segurança requeridos.

Estimular a inclusão da fitoterapia como prática de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do RS, amparada pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos e da Política de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Fortalecer a rede de entidades que trabalham com o tema da saúde preventiva e curativa e que promovem o uso das plantas medicinais e homeopatia. Apoiar a capacitação de técnicos e agentes nas áreas de cultivo e manejo sustentável de plantas bioativas, insumos e derivados, buscando a inclusão da agricultura familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos.

Divulgar e fortalecer as políticas públicas existentes na área das plantas medicinais, homeopatia e as práticas integrativas como um todo.

O prazo para submissão de trabalhos no evento foi prorrogado até o dia 25  de agosto de 2021. 

Aproveite esta oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e experiências nas áreas: 

1. Produção e bioatividade de plantas medicinais

2. Etnobotânica: povos e comunidades tradicionais

3. Políticas públicas e legislação de plantas medicinais e homeopatia

4. Plantas medicinais e/ou fitoterápicos na saúde humana, animal e vegetal

5. Homeopatia

Todo evento certificado e com publicação de anais com os trabalhos aprovados pela comissão científica.

Participe!

https://www.fasurgs.edu.br/plantasbioativashomeopatia/

Fonte: Fasurgs

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos