Notícia

Cultura - 03/08/2014 - GEMP embarca nesta semana


Bailarinos e músicos partem mais uma vez rumo a Europa

Bailarinos e músicos do GEMP partem mais uma vez rumo a Europa. Com o embarque marcado para esta semana, a Cia não divulga a data de saída para evitar qualquer transtorno. O que se sabe é que os crissiumalenses novamente estarão representando internacionalmente o município, o estado, o país e o continente. Desta vez, durante 28 dias, o grupo participará de festivais de folclore na Bélgica, na França, em Luxemburgo e na Alemanha. 

 

De acordo com o Diretor e Coreógrafo, Leandro Diel Rupp, os ensaios para os festivais começaram em março e não foram necessários muitos reparos nos figurinos, apenas costeiros (acessórios de plumas que vão às costas dos bailarinos) e coroas de carnaval tiveram que ser refeitos, pois a bagagem onde estavam não foi despachada no Brasil na última viagem. “Eles são feitos no ateliê da escola de samba tricampeã do carnaval paulista, Mocidade Alegre”, esclarece.

 

A delegação crissiumalense será composta por 15 bailarinos com idades entre 15 anos e 17 anos, cinco músicos entre 20 anos e 30 anos, além de membros da equipe diretiva do GEMP. Confira os nomes dos bailarinos e músicos: Amanda Schons Schneider, Ana Karolina Hammes de Amorim, Dyovany Rafael Volpatto, Gabriela Luiza Leismann Bertaluci, Gabriela Stasiaki Leichtweis, João Hartmann Monte Blanco, José Felipe Scheid, Karol Bade Sonda, Leandro Diel Rupp, Leonardo Mujica Schmid, Lucas Schapanski, Maisa Tainara Linck, Marina Grün Bohn, Mônica Colombelli,Paulo Henrique Kafer da Silva, Renan José Colombelli, Rodrigo Flores Gonçalves, Vitória Marcela Johann Lobo e William George Rocha dos Santos.

Destes, dois são novos integrantes. Dyovany e João farão sua primeira  viagem internacional pelo GEMP. Mas quem acha que para eles está sendo fácil encarar este novo desafio, se engana. Leandro ressalta que as mães veteranas repassam as orientações sobre os figurinos dos novatos, além disso, os bailarinos antigos deram um “curso intensivo” durante os meses de junho e julho, com aulas em todas as noites da semana.

O Diretor explica ainda que depois de confirmada a turnê, como nas outras edições, o GEMP realizou ciclos de estudos que culminaram em palestras. “Foram três noites cada uma, com três horas de apresentação sobre todos os nossos destinos e também sobre os países que dividirão o palco conosco”. De acordo com ele, isto é feito para se obter informações sobre a comida, costumes, arquitetura e, principalmente, a história e as tradições dos países e regiões onde estarão. “Isto é fantástico. Este ano tivemos palestras de alto nível, todas ministradas pelos bailarinos, sendo que alguns foram acompanhados de suas mães que também estudaram sobre os assuntos e apresentaram com fotos e vídeos a história e os costumes da Bélgica, de Luxemburgo e da Alemanha”, conta.

 

Como cada festival gera uma expectativa diferente, os integrantes se dizem mais ansiosos com a participação no país belga,já que ficarão hospedados em casas de famílias. “Sabemos que o povo belga está entre os mais receptivos do mundo, já na França nos preocupa a agenda de atividades, como se trata de um mundial de folclore que reúne grupos dos cinco continentes, a responsabilidade é dobrada. A agenda de aulas, espetáculos, seminários é bem significativa e nossa equipe bastante jovem”, encerra Leandro.

 

Vanessa – Jornal Colonial

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos