Notícia

Clima - 03/07/2014 - Governo federal autoriza repasse para municípios atingidos pelas inundações


Primeira parcela será para ações emergenciais; valor não foi definido

O Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, autorizou nesta quinta-feira (3) o repasse imediato de recursos para o governo do Estado para auxiliar os municípios atingidos pela chuva dos últimos dias. A informação foi confirmada ao secretário do gabinete dos prefeitos, Jorge Branco, durante reunião em Brasília. 

 

A primeira parcela de recursos será destinada a ações de emergência, como desobstrução de vias e transporte de pessoas. O valor não ficou definido. 

 

A Defesa Civil tem até amanhã para finalizar e entregar um relatório apontando quais são as necessidades município a município, o que deve dar um indicativo de valor.

 

A expectativa é que até terça ou quarta-feira da próxima semana seja publicada uma portaria do ministro transferindo os recursos para o Rio Grande do Sul.

 

Chuvas no RS

Mais de 15 mil pessoas seguem fora de casa no Rio Grande do Sul em função das chuvas. A cidade mais afetada é Itaqui, na Fronteira Oeste, com quase 10 mil moradores fora de casa por conta da cheia. Em São Borja, são quase 3 mil moradores.

 

Ao todo, 99 municípios sofreram os efeitos das cheias e 43  já decretaram situação de emergência devido a enxurradas e alagamentos. Iraí e Barra do Guarita decretaram estado de calamidade pública. O retorno da chuva nas regiões Norte e Nordeste, nesta quinta-feira preocupa a Defesa Civil, que já realiza ações preventivas nos locais. A previsão é de 80 milímetros de chuva na Região Noroeste nos próximos dias.

 

Cidades em situação de emergência:

Alpestre; Áurea; Barão de Cotegipe; Caiçara; Cerro Grande; Chiapeta; Coronel Bicaco; Crissiumal; Cristal do Sul; Cruzaltense; Derrubadas; Erval Grande; Erval Seco; Esperança do Sul; Frederico Westphalen; Garruchos; Jaboticaba; Machadinho; Novo Barreiro; Novo Tiradentes; Palmitinho; Paraíso do Sul; Pinhal; Pinheirinho do Vale; Porto Lucena; Porto Mauá; Porto Vera Cruz; Porto Xavier; Rio dos Índios; Rondinha; Roque Gonzales; Sagrada Família; São José das Missões; São Martinho; São Nicolau; Seberi; Sede Nova; Tiradentes do Sul; Três Passos; Venâncio Aires; Vicente Dutra; Vista Gaúcha.

 

Cidades em estado de calamidade pública:

Iraí e Barra do Guarita

 

Governo do Estado trabalha para minimizar danos sociais e econômicos:

http://www.rs.gov.br/conteudo/200007/governo-do-estado-trabalha-para-minimizar-danos-sociais-e-economicos-causados-pelas-enchentes

 

Governo do Estado vai Decretar situação de emergência coletiva:

http://www.rs.gov.br/conteudo/200004/governo-do-estado-vai-decretar-situacao-de-emergencia-coletiva

 

Fonte: ZH

Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos