Notícia

Educação - 03/05/2021 - Nova audiência de conciliação sobre aulas presenciais no RS será realizada nesta quarta


Primeiro encontro ocorreu nesta segunda e terminou sem acordo entre governo do RS e professores

Terminou sem acordo a primeira reunião de mediação entre sindicatos de professores e governo do Rio Grande do Sul para tratar sobre a retomada das aulas presenciais no Estado. O encontro foi mediado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Porto Alegre (Cejusc-POA) nesta segunda-feira. Após quatro horas e meia de debate, ficou acertado que haverá uma nova sessão de mediação na quarta-feira, às 14h30min. 

Na reunião de hoje, a corregedora-Geral da Justiça, a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, abriu a sessão, onde a juíza Dulce Ana Oppitz, Coordenadora do Cejusc de Porto Alegre, apresentou os participantes e destacou a presença do desembargador Leoberto Brancher. As mediadoras Carla Bezzon e Eliane Artioli Hermann conduziram o trabalho.

Na primeira parte da sessão foi dado espaço para que todos se manifestassem. De acordo com a presidenta do Conselho Estadual da Educação, Márcia de Carvalho, "as autoridades sanitárias são quem podem orientar sobre a tomada de decisões na educação." 

Segundo a juíza Dulce Ana Oppitz, em casos como este, a mediação se mostra a melhor forma de resolver o conflito. "Os interesses aqui colocados são legítimos. O interesse maior é a vida e a saúde, severamente atingida nessa pandemia. Todos temem essa doença e ninguém quer encontrar o sistema de atendimento saturado." 

Para o próximo encontro as entidades poderão sugerir nomes de técnicos ligados ao tema para apresentarem as razões que embasam os pontos de vista de cada um dos envolvidos. 

O Cpers Sindicato e outras entidades, como a Associação Mães e Pais pela Democracia e Sindicato dos Municipários (Simpa) ingressaram com a solicitação de medida judicial, já que as entidades entendem que o governo do Estado burlou decisão judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre que suspendia as aulas no Rio Grande do Sul enquanto o Estado estivesse sob bandeira preta. 

Fonte: Correio do Povo

Postado: Leila Ruver
Vídeos