Notícia

Clima - 03/05/2018 - Mês de abril foi o menos chuvoso em Crissiumal desde 2009


Agricultores seguem esperando a chuva. Pastagens estão comprometidas

O mês de abril de 2018 foi o mês menos chuvoso em Crissiumal desde o ano de 2009, segundo levantamento feito pelo Guia Crissiumal, em seus dados (a partir de 2011) e em dados da Secretaria Municipal de Agricultura do Município, que tinha dados oficiais anotados pelos servidores Paulo Romero de Lima e Ivair Lansing Feil.

Em 2009 Crissiumal enfrentou uma estiagem de dois meses, onde entre 27 de fevereiro e 03 de maio a chuva acumulou apenas 06 milímetros, sendo 05 milímetros no dia 05 de março e 01 milímetro no dia 22 de abril.

Naquele ano a Prefeitura de Crissiumal inclusive Decretou Situação de Emergência em virtude da Estiagem. Assim como aconteceu nos anos de 2012, 2008 , 2005, 2004, 2002 e 1999, entre outros. Desde 2012 Crissiumal havia registrado anos seguidos de chuva acima da média.

A situação só não é pior em virtude de o período sem chuvas não ter atingido em cheio o período de produção de grãos, porém agricultores especialmente, tem enfrentado problemas com o desenvolvimento das pastagens e até mesmo com o abastecimento de água. Localidades como Esquina Cardoso e Lajeado Crissiumal tem recebido água em caminhões tanque. Além da falta de chuva abril foi marcado por temperaturas altas, onde a região sentiu por vários dias máximas acima dos 30ºC.

Outro fato que vale ser destacado é que os dados pluviométricos citados na matéria são da cidade, uma vez que algumas localidades do interior de Crissiumal registraram pancadas de chuva consideráveis entre 31 de março e esta data.

No mapa abaixo, extraído do twitter da Metsul Meteorologia, a probabilidade de chuva nos próximos 10 dias no RS, com a indicação da volta da chuva a nossa região.

Na foto do topo, Linha Cotricampo, interior de Crissiumal, no final da tarde dessa quinta.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos