Notícia

Clima - 03/04/2024 - Frente fria avança pela Argentina, e trará chuva com temporais isolados


A MetSul Meteorologia adverte para o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul no deslocamento de uma frente fria. A instabilidade que avançará dos países vizinhos vai atingir o estado gaúcho ainda hoje, durante a quinta-feira e em parte da sexta, com chuva em todas as regiões gaúchas e possibilidade de tempo severo localizado.

Fortes áreas de instabilidade na dianteira de uma frente fria se formam nesta quarta-feira no Centro da Argentina e no Uruguai com tendência de deslocamento para o Rio Grande do Sul, onde poderão provocar chuva localmente forte e temporais em alguns pontos com raios e rajadas de vento.

A frequência de frentes frias costuma aumentar a partir desta época do ano à medida que as massas de ar frio avançam com maior regularidade pela Argentina. Isso faz com que os intervalos entre eventos de chuva acabem sendo menores.

Na Argentina, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu para esta quarta alertas amarelo e laranja para as províncias de Buenos Aires, Santa Fé, Entre Ríos e Corrientes com o risco maior indicado para Entre Ríos, a Oeste do Uruguai. Quanto ao Uruguai, onde a instabilidade atuará hoje antes de atingir o Rio Grande do Sul, o Instituto Uruguaio de Meteorologia emitiu aviso à população em que adverte para “tempestades fortes e muito fortes acompanhadas de chuvas ocasionalmente fortes”.

O comunicado ressalta que “em áreas tempestuosas ocorrer chuvas intensas em curtos períodos, rajadas de vento forte e muito forte, granizo e atividade elétrica”.

A instabilidade começa a ingressar no Rio Grande do Sul da tarde para a noite desta quarta-feira e ao longo da madrugada desta quinta pela área de fronteira com o Uruguai. No decorrer da quinta-feira, a instabilidade avança para o Norte e atinge as demais regiões do território gaúcho.

De acordo com a nossa análise, o maior risco no momento inicial será de chuva forte em pontos isolados no Oeste e no Sul com possibilidade de raios e ocasionais temporais isolados de vento ou granizo. No decorrer da quinta, o risco se transfere para outras áreas do estado. Enfatizamos que não se projeta cenário como o dia 21 de março, quando temporais com vendavais atingiram todas as regiões gaúchas na passagem de uma frente fria. Agora, quaisquer ocorrências de tempo severo tendem a ser mais pontuais, não se projetando tempestade para a grande maioria das cidades gaúchas, embora o risco em diferentes pontos da geografia gaúcha.

Na sexta, a instabilidade ainda afeta em parte do dia a Metade Norte do Rio Grande do Sul enquanto pelo Oeste e o Sul vai começar a avançar ar mais seco e frio que trará um sábado no estado de sol e temperatura agradável, tipicamente de abril.

Fonte: https://metsul.com/

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos