Notícia

Geral - 03/04/2012 - Alunos de Economia da FAHOR pesquisam intenção de compras para a Páscoa


A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 19 de março

Acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Fahor realizaram uma pesquisa com 239 consumidores de Horizontina entre os dias 12 e 19 de março de 2012, procurando conhecer as intenções de compra destes consumidores para a páscoa. A pesquisa foi aplicada pelos alunos matriculados na disciplina de Estatística. Em relação ao público pesquisado 68% foram mulheres e 32% de homens, cuja idade predominante foi de 15 até 45 anos.

 

Uma das primeiras indagações da pesquisa foi procurar saber se os consumidores possuem o hábito de planejar financeiramente suas compras e neste caso as compras de páscoa. Do total de entrevistados observou-se que 54% afirmou que raramente ou nunca realizam este planejamento; 31% afirmou que na maioria das vezes planejam. Os demais 15% respondeu que sempre planeja financeiramente as compras.

 

Buscando conhecer as intenções de compras para a páscoa de 2012, a pesquisa procurou saber quanto os consumidores pretendem gastar em presentes. A resposta dos entrevistados apontou que 75% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 100,00 nos presentes da páscoa deste ano, enquanto os demais pretendem gastar valores maiores.

 

Quando indagados sobre quais produtos pretende comprar na páscoa para presentear, a resposta da maioria recaiu sobre o ovo de chocolate, onde 79% dos entrevistados respondeu que este será o presente a ser comprado. Na segunda opção ficaram as roupas e calçados, apontadas por 13% dos pesquisados.

 

Investigando mais detalhadamente os desejos dos consumidores em relação aos ovos de chocolate, foi perguntado aos entrevistados se os mesmos tem preferência por alguma marca. A resposta de 55% foi de que não tem preferência e os outros 45% que tem. Dentre os que têm preferência por marcas 77% citaram as marcas Nestlé, Lacta e Garoto como as preferidas. E por fim, buscou-se saber a quantidade de ovos de chocolate que cada consumidor deseja adquirir nesta páscoa, tendo sido verificado que 76% pretende comprar até 4 ovos de páscoa o que está dentro da faixa de gastos desejados de R$ 100%.

 

Fonte: Aline de Mattos

Assessora de Comunicação

FAHOR – Faculdade Horizontina

CFJL – Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann

aline@fahor.com.br

55  3537 1614

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos