Notícia

Geral - 02/11/2015 - Milhares de pessoas homenagearam seus entes queridos no Dia de Finados em Crissiumal


Movimento nos cemitérios foi grande ao longo de todo o dia

Milhares de pessoas passaram pelos cemitérios de Crissiumal nesta segunda-feira (02), quando foi celebrado o Dia de Finados. A movimentação começou cedo e se estendeu ao longo de todo o dia. 

 

O clima colaborou para que o movimento fosse grande, já que Crissiumal teve tempo nublado com temperatura amena ao longo de todo o dia.

 

O Guia Crissiumal esteve no início da manhã no Cemitério da cidade, o maior de Crissiumal, onde a movimentação era intensa, especialmente entre 9 e 10 horas da manhã. O estacionamento de veículos se estendia até a esquina antes do cemitério.

 

Pela manhã a Igreja Evangélica de Confissão Luterana e a Igreja Congregacional realizaram seus cultos ecumênicos. O Pastor Olávio Kopper falava aos seus fiéis na parte baixa do cemitério, enquanto as orações e cânticos dos seguidores do Pastor Volmir Reyps estavam reunidos na parte superior.

 

Entre os túmulos, muitas flores e queima de velas, símbolos da data.

Durante a sua cobertura o Guia Crissiumal encontrou aos prantos o casal Roque e Ilete Marmitt (foto acima), que estava prestando homenagens e orações no túmulo do seu filho Adriano Marmitt, falecido aos 27 anos, em janeiro de 2014, em um trágico acidente envolvendo duas motocicletas em Tenente Portela. Roque relatou que é inimaginável a dor de um pai que precisa enterrar seu filho e que daria tudo para tê-lo de volta, mas que a solução é superar a dor com a lembrança do bom filho que teve.

 

O Dia de Finados é respeitado e até comemorado (no México) na maioria dos países ocidentais, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos.

 

Assista ao pequeno vídeo do Guia Crissiumal no cemitério de Crissiumal neste Dia de Finados:

 

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos