Notícia

Texto de Opinião - 02/09/2015 - Ser humano no mundo de hoje-Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

A palavra humano procede do latim, quer dizer o que é relativo ao homem. Somos distinguidos dos demais seres  pelo agir com racionalidade, possuímos grande habilidade mental. Somos qualificados pelas atitudes humanas.

 

Deus nos criou à sua imagem e semelhança, bons, com atitudes que refletem o ser divino. Ele nos criou diferentes dos outros seres vivos, ou seja, como sinal de Sua presença ao lado dos demais humanos. É o seu modo de ser que diferencia o homem dos demais seres vivos.

 

Fala-se que o ser humano nasce “tabula rasa”, isto é, sem conhecimentos, mas durante a vida ele vai adquirindo o saber. Donde lhe vem, tanto no saber e no agir, conhecimentos e atitudes que não condizem com o ser humano? Em vez de ser o construtor e pacificador, é muitas vezes aquele que também destrói, mata, corrompe, se corrompe e é corrupto. Até aquela assembléia dos macacos faz sentido. Dizem que um dia os macacos fizeram uma assembléia, insatisfeitos porque certos humanos diziam que eram descendentes dos macacos. Uma mamãe teria dito; não pode ser, pois, nós cuidamos tanto dos nossos filhotes para eles não caírem dos galhos, e eu ouvi que tem mães humanas que abortam filhos e outras os jogam no lixo, não podem ser nossos descendentes. Outro diz; nós cuidamos das plantas que são a nossa casa, o ser humano derruba as árvores e toca fogo em tudo, não podem ser nossos descendentes. Outro ainda diz; Nós comemos as frutas nativas e saudáveis e o ser humano põe veneno que mata tudo, envenenando nosso alimento, não, não podem ser nossos descendentes.

 

Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança. Deus é bom, cheio de misericórdia, paciente e cheio de amor. O que então poderíamos falar do ser humano sabendo que Deus o criou à sua imagem e semelhança? Certamente só podemos concluir dizendo que o ser humano reflexo do divino criador, só pode ser bom, paciente e cheio de amor. Mas, não é exatamente isto que se constata no mundo em que vivemos. Existe muito ódio, violência, ganância, injustiças, falta de amor, atitudes que não são próprias de um ser humano. Deus nos deu a inteligência com a capacidade de raciocinar e ver o que convêm ou não, sabendo quais são as atitudes cabíveis ao nosso agir. Mas, é justamente o ser humano, aquém Deus deu toda capacidade de discernir o que fazer para colaborar com a obra da criação, uma vez que Deus confiou tudo ao ser humano, é esta, a criatura que mais destrói a própria vida e as condições de sobrevivência.

 

Percebe-se tantas situações onde o ser humano não se mostra humano. A Pessoa de bem, que tem boas atitudes é reconhecida como humana, enquanto outro que é grosseiro, estúpido ou violento, não é tido como quem tem atitudes humanas.

 

Amigo e amiga! É bom cada um de nós pensar nas próprias atitudes com a natureza, com os irmãos e com o próprio Deus. Podemos realmente dizer que sempre temos atitudes humanas? Saibamos agir como filhos de Deus para que nossas atitudes revelem o que somos. Sejamos humanos.

Crissiumal, 02/09/15 Pe Renato José Rohr scj
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos