Notícia

Variedades - 02/05/2021 - Família celebra cada passo na recuperação de Volnei Luft depois de acidente


Volnei sofreu grave acidente

Há 10 meses, os eventos causados pelo ciclone-bomba que atingiu a região deixaram muitas pessoas sem bens materiais, mas, para o comerciante Volnei Luft, 47 anos, na época proprietário da Tchê Lanches, em Schroeder, o dia 30 de junho de 2020 marcou a batalha mais difícil que já enfrentou: a luta diária pela vida.

Vítima de um grave acidente, o empreendedor teve uma série de lesões que comprometeram o cérebro e o lado esquerdo do corpo.

Hoje, cada vitória é celebrada pela família com muita alegria. A esposa, Lenir Luft, de 48 anos, conta o que aconteceu e como vem sendo a recuperação do marido.

Volnei subiu no telhado, caiu, bateu a cabeça na própria estrutura, feita em madeira. Depois, tombou em cima de uma mesa, o que causou o chamado efeito-chicote, que quase o desnucou.

A companheira conta que, ali, ele bateu os pulmões, o que levou à hemorragia interna. Por fim, a vítima caiu no piso, já com traumatismo craniano e lesão axonal difusa, que causa perda de consciência e danos cerebrais.

Foram as funcionárias de um mercado em frente ao estabelecimento, Alice e Helena, que ajudaram a salvar a vida de Volnei.

“Elas viram ele cair e, naquele momento, Deus colocou ainda o nosso amigo Everaldo Coelho no caminho. Ele estava indo para João Pessoa e viu elas correndo para atravessar a rua e parou ali. Ele parar ali e avisar os bombeiros, o médico disse que foi essencial, e o atendimento rápido dos bombeiros”, declara, acrescentando que o esposo estava sozinho na lanchonete no momento do acidente.

Depois, foram 14 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e outros 3 dias internado no quarto hospitalar. Volnei voltou para casa sem fala e, após 13 sessões com fonoaudióloga, voltou a falar, embora apresentasse um quadro de confusão mental. “Hoje ele ainda esquece algumas coisas, mas essa parte ele recuperou quase 100%”, comenta Lenir.

Nesta terça-feira (27), Volnei completou 98 sessões de fisioterapia e apresenta melhora significativa. A conquista, claro, foi celebrada.

A família comprou todos os materiais necessários para que o tratamento continue em casa. “Ele mesmo percebe que sem os exercícios já começa logo a atrofiar, então ele precisa de fisioterapia todos os dias”, revela.

Volnei também passou por outros tratamentos neurológicos naturais, além de cirurgia.

 

Trabalho árduo

Lenir revela que o esposo voltou do hospital totalmente enfermo, não tinha visão, estava com a perna esquerda 10cm mais curta que a direita e o braço esquerdo atrofiado, além de não falar. O olho esquerdo estava totalmente cego, mas já recuperou 50% da visão.

“A perna ainda puxa um pouquinho e a mão ainda incomoda, mas perto do que os médicos falaram, que ele poderia ficar vegetando, a recuperação dele foi excelente”, comemora.

Com a ajuda da fisioterapia, a força de vontade e a persistência de Volnei, a recuperação foi acontecendo. A neurologista, segundo Lenir, disse que ele é um milagre de Deus, pois não viu um quadro gravíssimo como o dele apresentar recuperação tão rápida.

 

Corrente de orações

Desde o acidente, a família vem recebendo apoio de parentes, amigos e da comunidade, que torce pela recuperação de Volnei.

“Esse apoio e essas rezas foram essenciais para nós termos força para superar e para ele ter forças e se recuperar. A gente agradece sempre, todas as noites nós agradecemos por todos os amigos, pessoas que a gente nem conhecia e a gente ficou sabendo que rezou por ele.”

Lenir comenta que muitos amigos se dispuseram a ajudar pessoalmente, inclusive oferecendo carona para Jaraguá do Sul durante o tratamento, para que ela não se preocupasse em dirigir e cuidar do marido ao mesmo tempo.  

Como a família é gaúcha, a população da cidade natal, Crissiumal, fez muitas correntes de oração pedindo a recuperação de Volnei.

​Em Jaraguá do Sul, amigos dos amigos dele, pessoas desconhecidas, também se uniram em oração. “Acho que Deus, ouvindo as preces de cada um, ajudou o Volnei a se recuperar tão bem. A gente agradece todos os dias”, declara.

Fonte: Rádio Schroeder FM

Matéria Original: https://radioschroederfm.com.br/noticia/960266/familia-celebra-cada-passo-na-recuperacao-de-volnei-luft-e-um-milagre

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos