Evento aconteceu na última quarta-feira
Na última quarta-feira, 29, em Santo Augusto, RS, aconteceu no auditório do Instituto Federal Farroupilha “Oficina de Sensibilização e Capacitação” no emprego da “Rede Brasil Rural” promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Participaram do encontro Marcos Zimmermann, presidente da Cooperativa Fonte Nova e Marcos Sossmeier, gerente.
Segundo Marcos Sossmeier, a Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os produtores dos fornecedores e consumidores finais. Seus objetivos são organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar. Para fazer parte desse grupo, é necessário ser uma associação ou cooperativa e possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica.
Além de vender os produtos para os mercados institucionais que são voltados para a alimentação escolar, os cadastrados na Rede, poderão negociar também com redes hoteleiras e supermercados, bem como o agricultor poderá encontrar uma ampla e variada oferta de insumos para a agroindústria. E os empreendimentos, que tiverem acesso ao cartão do BNDES poderão negociar seus produtos e serviços por meio deles.
Salientou Sossmeier que o primeiro passo para acessar a Rede Brasil Rural é criar o cadastro, inserindo informações sobre o empreendimento, ou seja, o perfil, número da DAP Jurídica, endereço e detalhes sobre os produtos ofertados. Isto trará para o agricultor possibilidades de efetuar negociações e contratação de serviços via Internet e os consumidores poderão estar usufruindo de produtos com sabores da biodiversidade brasileira. E ao invés de estar vendendo os produtos apenas dentro da região ou do Estado, poderão comercializá-los a nível de Brasil.
Com as informações do Jornal A NotíciaPostado: Clécio Marcos Bender Ruver
Tweet |