Assista na íntegra
O Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca de Crissiumal, Dr. Diego de Zorzi, realizou no início da tarde desta quinta-feira, dia 01º de dezembro, um pronunciamento em favor da democracia e contra a corrupção.
Participaram do ato o Promotor de Justiça, Dr. Ronaldo Adriano de Almeida Arbo, o Dr. Cristian Sturmer, representando a OAB local, advogados locais, demais servidores do Tribunal de Justiça e do Ministério Público de Crissiumal.
O pacote de projetos encaminhado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, que poderá atingir os serviços básicos prestados pelo Estado e as alterações promovidas no projeto de medidas anticorrupção pela maioria dos deputados federais, na madrugada de quarta-feira, e em meio à consternação do país gerada pela tragédia da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense, foram motivos da manifestação.
“Não é momento de silenciarmos, e sim falarmos, chamar a atenção da comunidade local. É um conjunto de atentados à democracia. Repudiamos as alterações, serão impactos muito graves contra a população”, destacou o magistrado em sua fala.
Assista abaixo ao pronunciamento na íntegra:
Uma das questões mais polêmicas foi à aprovação, com 313 votos, do crime de abuso de autoridade para magistrados e membros do MP. O movimento do Congresso, já efetivado pela Câmara dos Deputados, acontece justamente neste momento, em que investigações como as da Lava Jato avançam sobre parte considerável de parlamentares e partidos.
Não bastasse a investida, o texto aprovado pelos deputados federais na madrugada de terça estabelece tipificações penais totalmente subjetivas. Se de fato a intenção dos parlamentares favoráveis à iniciativa (diga-se, de praticamente todos os partidos, de petistas a tucanos) visasse ao aperfeiçoamento da legislação, com motivação republicana, bastaria alterar a Constituição estabelecendo, entre outros pontos, a possibilidade de perda de cargo por via administrativa.
Em nota, a presidente do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Cármen Lúcia, afirmou que a independência do Judiciário está ameaçada e destacou: “Já se cassaram magistrados em tempos mais tristes. Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguiu, nem se conseguirá, calar a Justiça”.
Em seguida, a relação dos parlamentares gaúchos que votaram a favor das alterações contra a Justiça Brasileira: Afonso Motta, Alceu Moreira, Bohn Gass, Carlos Gomes, Darcísio Perondi, Giovani Cherini, Henrique Fontana, Jones Martins, Luis Carlos Heinze, Marco Maia, Marcon, Maria do Rosário, Mauro Pereira, Nelson Marchezan Junior, Paulo Pimenta, Pepe Vargas, Pompeo de Matos, Renato Molling e Sérgio Moraes.
Em diversos municípios do Brasil aconteceram manifestações semelhantes à de Crissiumal.
Fonte / Foto: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |