Notícia

Geral - 01/11/2016 - Como em todos os anos cemitérios de Crissiumal recebem milhares de visitantes no feriadão de finados


Dia de Finados é respeitado na quarta-feira

Como acontece tradicionalmente, a cada ano os cemitérios de Crissiumal deverão receber milhares de visitantes nesta quarta-feira, dia 02 de novembro, data onde são lembrados todos os finados.

 

Familiares e amigos, responsáveis pela manutenção dos túmulos, trabalharam na semana passada e nesta segunda-feira, realizando a limpeza e fazendo a ornamentação com flores. A principal movimentação aconteceu no final de semana.

 

O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos. As missas em memória às pessoas falecidas tiveram sua origem no século IV, mas foi no século seguinte que a igreja passou a consagrar um dia para essa celebração. A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, primeiro de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados. A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

 

O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

 

A programação de Dia dos Finados em Crissiumal prevê cultos religiosos nos Cemitérios espalhados pelo município.

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos