Notícia

Polícia - 01/10/2022 - Cachorrinha doente foi abandonada para morrer no interior de Crissiumal


Fato ocorreu nesta sexta-feira

Nessa sexta-feira (30/09) muitos moradores de Crissiumal se sensibilizaram com uma postagem no facebook de Dolores Padilha, que escreveu sobre uma cachorrinha que foi abandonada na noite de quinta na localidade de Linha Seca, no interior do município, a qual estava alimentando. 

O animal foi resgatado do local onde foi abandonado pelo casal Evandro Ferreira e Greice Cord, moradores das proximidades. Eles vendo a situação da cadelinha a levaram a Clínica Veterinária BeD, onde foi constatado que a mesma estava com um tumor de mama gigantesco, além de estar cega. Por bem, para que seu sofrimento cessasse a profissional que a atendeu entendeu melhor que fosse sacrificada, o que acabou ocorrendo.

Evandro e Greice procuraram a redação do Guia Crissiumal para relatar a sua indignação com o tutor do animal, que o descartou para morrer, como se fosse lixo. Algo completamente desumado.

Evandro inclusive voltou ao local para ver se achava algum indício de quem a deixou. O local é uma região de mata e o que o morador de Linha Seca encontrou no local é muito lixo, que é deixado por pessoas que fazem descarte irregular. No local havia peças de motosserras, pneus, galões de agrotóxicos, entre outros.

Lei de Crimes Ambientais

“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§ 1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

§ 2º. “A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

Descarte irregular de lixo, especialmente embalagens de agrotóxicos, também é crime.

 

Fotos: Dolores Padilha / Evandro Ferreira / Greice Cord, especial para o Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos