Notícia

Texto de Opinião - 01/07/2015 - Vizinhos - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

 

Quem não tem vizinhos? Geograficamente todos tem vizinhos. Há gente que diz não ter vizinhos, será que os mesmos são de boa vizinhança? São próximos?

 

Ao Jesus nos falar do próximo, não nos fala apenas de quem está nas proximidades, mas, nos fala de quem não tem um coração distante, ou seja, que tenha um coração amável com todos, que vê as necessidades dos outros, acolhe, estende a mão, ajuda, é altruísta, ou seja caridoso. Vizinho é o que mora próximo, e bom vizinho é aquele que é próximo. É do vizinho que, às vezes, precisamos mais do que de um irmão, pode ser o primeiro a nos acudir numa doença ou catástrofe.

 

É verdade que nem todo vizinho é bom próximo. Quanta briga de vizinho por causa de uns palmos de terra, quanto desentendimento por causa de um animal que não tem divisas, ou, que saiu da cerca. Outros não são mais bons vizinhos porque a água correu para baixo, ou seja por motivo muito atoa. Até há vizinhos que não se entendem, e às vezes, nem eles não sabem o porquê. Não se visitam. Quando um deles toma a iniciativa de ir ao encontro, para surpresa de ambos percebe-se que não havia problema nenhum, era só questão de alguém abrir o jogo e juntos constatarem que não havia nenhum motivo de estarem distantes.

 

Entre vizinhos, nem sempre a distância é tão grande, basta pensar, se cada um fizer a metade do caminho, já acontece o encontro. Em tudo é importante alguém dar o primeiro passo. Muita gente tem medo de ser humilhada, ou, tem desconfiança de si ou do outro.

 

Se existem vizinhos difíceis, ou, até nós temos dificuldades para sermos bons vizinhos, é verdade também que existem bons vizinhos que são mais do que um irmão. Verdadeiros tesouros, verdadeiros próximos que sempre estão atentos às necessidades da vizinhança. Exemplo de próximo Jesus nos dá conforme o evangelho de São Lucas (10,25-37). Nesta passagem Jesus nos mostra que não precisa ser alguém da vizinhança ou conhecido para sermos próximos. Ás vezes os mais distantes, os mais desconhecidos e até mais perdidos são os que mais precisam de um vizinho que seja um próximo, que tenha um coração misericordioso. É isto que Jesus nos pede, ser próximo de quem passa por necessidades.

 

Amigo, ou, amiga! Como estamos com nossos vizinhos? O que os vizinhos poderiam falar de nós. Geograficamente, ou fisicamente talvez distantes, e de coração? Quando alguém chega de mudança logo corre a pergunta. Quem e como serão eles? É mais importante pensar em como acolhê-los bem, preocupar-nos em ser realmente vizinhos próximos atenciosos. Todos sabemos que é bom ser bem acolhido, por isso, acolhamos bem. Sejamos não só vizinhança, sejamos próximos. 

 

Crissiumal, 01/07/15 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos