Notícia

Esportes - 01/04/2012 - Vitória colorada e derrota gremista no domingo de gauchão


Internacional bateu o Canoas e o Grêmio foi derrotado pelo Pelotas

 

Com gol de Damião, Inter vence o Canoas no Beira-Rio

01/04/2012 - 18:04:24 - por Cristiano Munari/Final Sports


O Internacional venceu o Canoas por 1 a 0 na tarde deste domingo e garantiu o primeiro lugar da Chave 1 da Taça Farroupilha. O gol colorado foi marcado por Leandro Damião aos 16min do primeiro tempo. Com o resultado, o time do técnico Dorival Júnior chega a 16 pontos. Já a equipe da região metropolitana fica com nove.

 

O Colorado volta a campo nesta quarta-feira quando enfrenta o Santos no Beira-Rio, às 22h, pela Libertadores. Pelo Gauchão, o Inter vai a Ijuí enfrentar o São Luiz no próximo domingo, às 16h. No mesmo dia e horário, o Canoas recebe São José-PA em um duelo direto pela segunda posição da grupo

 

- O jogo

 

Em uma partida considerada como teste para o desfalcado meio-campo visando ao confronto com Santos pela Libertadores, o Inter não demorou para abrir o placar. Com dificuldades para criar nos primeiros minutos, o time colorado teve sua primeira chance aos 14 minutos em cruzamento fechado de Nei que pegou o goleiro Vana de surpresa. Já no lance seguinte surgiu o gol. O passe de Tinga encontrou Damião dentro da área, que chutou duas vezes, a primeira desviou na zaga, para marcar, 1 a 0.

 

Atrás no marcador, o Canoas saiu de trás e foi em busca do empate. Sem encontrar espaços, o time do técnico Rogério Zimmerman ameaçava nas bolas aéreas. Na primeira, aos 19, após cruzamento de Diogo Rincón, Miro Bahia tentou fazer de bicicleta, mas Muriel fez a defesa. Em seguida, o zagueiro Renato Martins subiu mais alto que a defesa colorada e cabeceou para fora.

 

A resposta colorada veio aos 30min. Nei cruzou da direita, Damião se antecipou à defesa e Vana fez grande defesa. No rebote, Dagoberto finalizou e mais uma vez o goleiro canoense apareceu bem. Em nova jogada envolvendo a dupla de ataque, o camisa 9 teve boa chance pelo lado esquerdo, mas o chute saiu alto demais, aos 34.

 

O Inter seguiu com o domínio do jogo nos minutos finais do primeiro tempo. Damião chegou a marcar um bonito gol de bicicleta aos 48, mas o árbitro marcou mão na bola no início do lance e anulou o tento. E terminou assim a etapa inicial: Inter 1 x 0 Canoas.

 

Na volta para o segundo tempo, o técnico Dorival Júnior mexeu na equipe: Sandro Silva no lugar de Tinga, preservando para o jogo contra o Santos. Logo no começo, o goleiro Vana tentou driblar Leandro Damião, foi desarmado pelo centroavante colorado, mas conseguiu se recuperar e fazer a defesa.

 

O Inter criava pouco na segunda etapa e, aos 15min, Dorival fez mais duas mudanças na equipe. Marco Aurélio e Gilberto entraram nas vagas de Jajá e João Paulo. O Colorado chegou com perigo aos 23 min em cruzamento de Gilberto, que Rondinelle subiu bem evitando a finalização de Leandro Damião já dentro da pequena área. 

 

Com a partida chegando aos 30 minutos, o Inter seguia com o domínio, mas enfrentando dificuldades para chutar ao gol defendido por Vana. Em uma das poucas finalizações, Gilberto aproveitou cruzamento de Fabrício e cabeceou fraco para defesa do goleiro do Canoas.

 

Apesar do controle do jogo, o placar ficou mesmo em 1 a 0 para o Inter. Vitória que garante a equipe de Dorival Júnior a classificação em primeiro lugar Chave 1 da Taça Farroupilha.

 

> Campeonato Gaúcho
6ª rodada – Taça Farroupilha 

Inter 1 x 0 Canoas 


INTER
Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Tinga (Sandro Silva), Elton, João Paulo (Marcos Aurélio) e Jajá (Gilberto); Dagoberto e Leandro Damião
Técnico: Dorival Júnior

CANOAS
Vaná, Rondinelle, Carvalho (Dudé), Renato Martins e Thiago Silva; Ricardo, Moisés, Jé e David (Diogo), Mira Bahia e Diogo Rincón (Maxwell).
Técnico: Rogério Zimmerman

Gols:
Inter:
 
Leandro Damião (16min/2ºT)

Cartões amarelos:
Inter: Índio
Canoas: Miro Bahia, Moisés

Público: 7.124
Renda: R$ 80.205,00

Árbitro: Francisco Silva Neto
Assistentes: Mauricio Coelho Penna e José Inácio Souza 

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS) 
Data: Domingo, 1º de abril de 2012

 

 

Grêmio perde por 1 a 0 e deixa 100% em Pelotas

01/04/2012 - 17:57:07 - por PC/Final Sports


Com um gol logo aos 2 minutos de bola em jogo, o Grêmio foi superado por 1 a 0 pelo Pelotas na tarde deste domingo, pela 6ª rodada da Taça Farroupilha. Reinaldo foi o autor do gol solitário na Boca do Lobo.

 

A derrota na zona sul do Estado tirou a invencibilidade do Tricolor, até então com aproveitamento máximo no segundo turno do Campeonato Gaúcho. Mesmo com o tropeço, o time de Vanderlei Luxemburgo segue na ponta do Grupo 2, com 15 pontos, contra 9 do Veranópolis, que joga logo mais contra o Cruzeiro-PA no Estádio Antônio David Farina.

 

Antes de voltar a campo para enfrentar o Caxias pela última rodada da fase de classificação, às 16h do próximo domingo, no Olímpico, o Grêmio encara o Ipatinga nesta quarta-feira em Minas Gerais, a partir das 19h30min, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil.

 

- O jogo

 

E a dupla de zaga tricolor começou com o pé esquerdo da Boca do Lobo. Depois do início com os comandados de Vanderlei Luxemburgo fazendo a bola rodar no ataque durante todo o primeiro minuto, mas sem concluir, o Pelotas foi implacável em sua primeira investida ao ataque. No apoio do lateral-esquerdo Brida, o cruzamento saiu na medida para Reinaldo se antecipar a Julio Cesar e cabecear no canto sem chances para Victor.

 

Mesmo com o Grêmio propondo o jogo e tendo leve superioridade no controle de bola, os donos da casa se fechavam com eficiência e rapidamente se apresentavam na frente, e com perigo. Com 5 minutos, Clodoaldo arriscou de fora da área e exigiu de Victor boa defesa ao espalmar o chute rasteiro para escanteio.

 

Mas o domínio territorial gremista não era suficiente para que chances de gols fossem construídas. Ao contrário, as poucas vezes em que o time azul tentou o arremate foi na bola parada. Aos 9, Marquinhos cobrou falta lateral da esquerda e o goleiro Fernando Júnior socou para longe; aos 21, Léo Gago bateu falta frontal para nova intervenção do arqueiro; e aos 24, na saída errada da defesa da equipe ouro, Julio Cesar emendou torto para fora.

 

Por sua vez, o eficiente Lobão levou extremo perigo aos 26min, quando Clodoaldo se infiltrou na defesa, ingressou na área e soltou a bomba que Victor espalmou milagrosamente. No rebote, a zaga afastou definitivamente na tentativa de cabeça do próprio camisa 11.

 

Pecando em demasia na troca de passes, o Tricolor não conseguia penetrar na bem postada zaga adversária e até o término da etapa inicial teve duas boas oportunidades, além do chute fraco de Bertoglio nas mãos de Fernando Júnior, aos 29 minutos. Com 38, Marcelo Moreno recebeu no bico da pequena área, ganhou do marcador no jogo de corpo, virou e bateu na rede pelo lado de fora. E aos 43, Léo Gago rolou para a área, Souza fez a parede para a bola chegar em Gabriel, que concluiu muito próximo ao travessão.

 

Na tentativa de virar o confronto nos 45 minutos finais, o Grêmio voltou do intervalo com Edilson e André Lima nos lugares de Gabriel e Souza. Apostando agora mais na bola aérea, afinal eram dois jogadores de boa estatura compondo a dupla mais avançada, a primeira jogada entre Marcelo Moreno e André Lima aconteceu à meia altura. Foi aos 8 minutos, no cruzamento do boliviano para o companheiro emendar sem deixar a bola cair pela linha de fundo.

 

Seis minutos mais tarde o empate por pouco não veio no novo estilo de atuar. Na cobrança de escanteio feita por Edilson da direita, Marcelo Moreno sequer precisou pular para cabecear em direção ao chão e ver a bola quicar e passar a poucos centímetros do travessão com o goleiro já batido.

 

Embora pouco presente no ataque, o Pelotas teve boa chance, e na mesma moeda, aos 19min. No escanteio, também da direita, Reinaldo testou firme para baixo e rente ao poste de Victor.

 

Sem encontrar as soluções que desejava com as primeiras alterações, aos 22 Luxemburgo queimou a última modificação trocando Marquinhos por Leandro. No entanto, a entrada do garoto da base pouco alterou o panorama do duelo, que seguia dominado pelo improdutivo time tricolor. Apesar da pressão, as conclusões ou eram para fora, como no chute colocado de Bertoglio aos 35 minutos, ou nas bolas fracas nas mãos de Fernando Júnior, como nas cabeçadas de Moreno (aos 31 e 32min), de Vilson (36) e André Lima (40min).

 

Sem força para ao menos conseguir o empate, o trilar final do apito de Fabrício Neves Corrêa aos 49 minutos determinou, então, a queda do último invicto e 100% de aproveitamento da Taça Farroupilha.

 

> Gauchão 

Taça Farroupilha – 6ª rodada


Pelotas 1 x 0 Grêmio 


PELOTAS

Fernando Júnior; Igor, Kléber Goiano, Marco Tiago e Brida (Renan); Douglas Silva, Carlos Augusto, Cleiton e Maicon Sapucaia (William Paulista); Reinaldo e Clodoaldo (Clayton).
Técnico: Beto Almeida

 

GRÊMIO 

Victor; Gabriel (Edilson), Vilson, Pablo e Julio Cesar; Fernando, Souza (André Lima), Léo Gago  e Marquinhos (Leandro); Bertoglio e Marcelo Moreno.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

 

Gols:

Pelotas: Reinaldo (02min/1ºT)

Grêmio:


Cartões amarelos:

Pelotas: Carlos Augusto, Igor

Grêmio: Fernando, Vilson, Léo Gago, André Lima


Árbitro: Fabrício Neves Corrêa

Assistentes: Marcelo Barison Max e Augusto Vioni 

 

Local: Estádio Boca do Lobo, em Pelotas (RS) 

Data: Domingo, 1º de abril de 2012

 

 

Fonte: Final Sports

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos