Notícia

Educação - 01/04/2012 - Escola Municipal Riachuelo de Crissiumal com nova grade curricular


Assim, os alunos das séries finais passam a ter duas novas disciplinas, totalizando 12 matérias

As mudanças na Rede Municipal de Ensino são visíveis. Nos últimos anos podemos observar o empenho das autoridades gestoras na administração da Educação em nosso Município. Não que em outras ocasiões não teria tido a devida preocupação, no entanto a educação como um todo vem tendo suas devidas preocupações em vários setores do seguimento, não só a nível municipal, mas também em nível nacional.

 

Não queremos nos deter em discutir os problemas da educação na sua totalidade. Acreditamos sim que um país que se diz ser capaz de sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas é capaz também de revolucionar com a educação.

 

A valorização do quadro de professores e o aumento das horas de planejamento são mudanças que nortearam um novo rumo na qualidade de ensino em nosso município. Em função do cumprimento da lei do piso e pensando na qualidade de ensino, a Escola Riachuelo começa o ano letivo de 2012 com nova grade curricular, aumentando assim de 800 horas aula para 960 horas aula em 200 dias letivos. Em função das modificações, a nova grade das séries finais teve a inclusão de mais duas disciplinas - Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Tecnologia em Informação (Informática). Para possibilitar a implantação e fechar com o novo número de horas, foi necessário o aumento de mais uma aula de matemática e a diminuição de uma aula de Educação Artística e de Língua Estrangeira – Espanhol. Assim, os alunos das séries finais passam a ter duas novas disciplinas, totalizando 12 matérias.

           

As aulas de Técnicas Agrícolas e de Tecnologia da Informação estão sendo ministradas em turno inverso nas quartas feiras de manhã. Dois períodos de cada disciplina. A Escola, através da distribuição da merenda escolar, oferece almoço para todos, o que facilita à permanência para o turno seguinte de estudos.

 

Sabemos que paises de 1º Mundo possuem sistemas de ensino em turno integral. O nosso país caminha a passos estreitos no que se diz respeito a uma qualidade de ensino digna de primeiro mundo. Segundo estudos, até 2014 devemos ser a 5ª economia do mundo e assim temos que fazer jus a esta posição econômica mundial. Não devemos esquecer que um dos principais fatores para este crescimento é o investimento na educação. Vila Planalto dá os primeiros passo para que o turno integral se concretize. A Educação Municipal mostra sua preocupação com o fomento da Escola Riachuelo. Não distante poderemos entender que intenções como estas devem ser valorizadas e acreditadas, uma vez que está claro o comprometimento com a educação de nossos filhos.

 

Fonte e Fotos: Ademir Stroher (Escola Riachuelo, Vila Planalto)

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos